Foto: Divulgação
Documento foi entregue na primeira reunião do ano do partido 10 de janeiro de 2020 | 16:51

PV recebe abaixo-assinado e Carballal, Sabá e líder de Neto podem ser expulsos

salvador

A Executiva Municipal do PV recebeu, nesta quinta-feira (9), um abaixo-assinado pedindo a expulsão dos três vereadores Henrique Carballal, Sabá e Paulo Magalhães Júnior – líder do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara Municipal de Salvador. Em entrevista ao Política Livre, o presidente municipal Eliel Souza, ex-vereador, disse que o documento foi assinado por 79 dos 110 pré-candidatos a vereador da sigla e entregue na primeira reunião da legenda deste ano.

“Eles vêm reclamando há mais de 2 anos que os vereadores não participam das atividades partidárias, não votam temas importantes para a cidade e são do programa do partido com as questões ambientais”, explicou o dirigente, ressaltando que os três não comparecem à sede da legenda no Rio Vermelho há pelo menos 1,6 ano.

Segundo Eliel, o diretório municipal vai se reunir a partir do próximo dia 28 para definir se expulsa ou não os três vereadores. “A partir do dia 28, quando Ivanilson [Gomes, presidente estadual do PV] retornar de uma série de reuniões que está participando com a direção nacional do partido em Brasília, vamos chamar os três vereadores para conversar e definir qual será o melhor caminho. Temos que levar em consideração que são 79 pré-candidatos que podem procurar outro partido caso eles não sejam expulsos, isso pode prejudicar uma chapa inteira. Os vereadores também tem a abertura da janela partidária ou até mesmo a opção de procurarem outro partido caso queiram tentar a reeleição no próximo ano, mas vamos conversar e resolver o que será melhor para todos”.

Atual ouvidor-geral do município, Eliel afirmou que o PV lançou, no último dia 12 dezembro, a pré-candidatura de Ivanilson, mas não descarta um possível apoio ao vice-prefeito Bruno Reis (PV). Sua pré-candidatura foi anunciada pelo prefeito ACM Neto na última segunda (6), em evento que contou com o apoio de 13 partidos (PSDB, PSL, Republicanos, Cidadania, PMN, DC, PTB, MDB, Solidariedade, PSC, PL, Patriota e DEM).

Mesmo ocupando uma pasta na administração municipal com André Fraga na Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, o PV não participou do lançamento. Assim como Fraga, Eliel afirmou que Ivanilson estava viajando e ainda não conseguiu conversar com Neto sobre a sucessão municipal, o que deve acontecer também a partir do próximo dia 28. “Temos um pré-candidato, mas vamos sentar pra conversar. Ainda não fui chamado pra conversar, Ivanilson chegando vamos discutir sobre o assunto. Tudo vai depender”.

Sobre a Lavagem do Bonfim, Eliel afirmou que o bloco da legenda sairá sozinho, como tradicionalmente faz todos os anos, mas logo atrás da ala do prefeito ACM Neto. Neste ano, sairá com um convidado especial, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna. Mesmo com agenda cheia em Brasília, Ivanilson também comparecerá à festa que marca o termômetro político na capital baiana, principalmente, em ano de eleição. “É uma tradição, sempre foi assim. O prefeito sai na frente e a gente vai atrás, e quando chega na Irmã Dulce se encontra e caminhamos juntos até a subida da colina. Ivanilson chega em Salvador na quinta e retorna no mesmo dia ou no dia seguinte e vamos contar com a presença presidente nacional do PV, ex-deputado federal Zé Luiz Pena, na caminhada”.

Raiane Veríssimo
Comentários