Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Pré-candidata a prefeita de Salvador, Vilma Reis (PT) 10 de fevereiro de 2020 | 16:33

Vilma defende candidatura de mulher negra de esquerda: “470 anos sem uma mandatária negra”

salvador

Durante conversa com este Política Livre na tarde desta segunda-feira (10), a pré-candidata ao Palácio Thomé de Sousa Vilma Reis (PT) voltou a defender que Salvador tenha candidata de mulher negra de esquerda nas eleições de outubro.

“O PT em 28 anos e depois de Benedita da Silva, em 1992, é a primeira vez na história desse partido que é possível eleger em uma capital uma mulher negra de esquerda. O mundo inteiro sabe do constrangimento e a vergonha que é Salvador. 470 anos e nunca teve um mandatário ou uma mandatária negra, isso é um absurdo. Somente uma exceção que foi no governo de Roberto Santos que tivemos o doutor Edvaldo Brito como prefeito tampão, como prefeito biônico. A gente tem todo respeito, mas defendemos a democracia e voto na urna”, disse a socióloga petista.

Sobre o debate para que tenha um consenso em um nome, Vilma defendeu que todos dentro da sigla tenham o direito de apresentarem os projetos, já que existe uma força sobre o nome da major Denice. “O meu partido é um partido plural de tendências, um partido diverso e todos os seguimentos que acompanham o partido têm direito de apresentar um projeto de pré-candidatura. Por que a gente está lutando para que tenham as prévias no partido? Para que todos os projetos sejam colocados na frente da militância e que a militância se decida, mas todos eles têm direito de serem apresentados. Nós defendemos um projeto que é de ruptura com a guerra às drogas. Todos os países estão saindo fora desse projeto. Nós fomos ao Congresso contra o excludente de ilicitude. Nós fomos ao presidente do Senado e ao presidente da Câmara para não aprovar o chamado projeto anticrime”, afirmou.

Ainda segundo Vilma Reis, no próximo sábado (15), o diretório deve se reunir para decidir sobre o método de escolha. “No dia 15, o nosso diretório municipal se reúne e vamos tomar um decisão sobre o método, pois nós temos quatro pré-candidaturas e uma candidatura que já foi apresentada à sociedade, então são cinco projetos sendo apresentados”, finalizou.

Comentários