Foto: Anna de Oliveira
Leitos de UTI 30 de junho de 2020 | 17:50

Covid-19: Cidades no sul têm 80% dos leitos de UTI ocupados; Teixeira tem 100%

bahia

Cidades do sul e extremo sul da Bahia seguem com alto número de pacientes infectados pelo coronavírus e os leitos de UTI da maior parte dos hospitais das cidades da região estão com quase a totalidade da ocupação, conforme dados dos municípios.

As equipes municipais fazem o levantamento dos números e divulgam boletins diários. Nos mais recentes, divulgados entre o final da noite de segunda-feira (29), os leitos de UTI de Ilhéus, por exemplo, chegavam a 91% de ocupação.

No início deste mês de junho, o governador Rui Costa já tinha informado sobre a ocupação de 100% dos leitos de algumas cidades do sul da Bahia.

Em Teixeira de Freitas, no extremo sul, 100% dos leitos de UTI estão ocupados, assim como os leitos clínicos.

A cidade do extremo sul da Bahia possui 20 leitos de UTI disponibilizados em um Hospital de Campanha montado pelo governo do estado. Atualmente, 15 estão em funcionamento e cinco desativados temporariamente por falta de medicamentos que devem ser encaminhados pelo governo do estado, informou a prefeitura. Não há detalhes da data do envio dos medicamentos e reativação desses leitos.

Dos 15 leitos ativos, todos estão ocupados. Teixeira de Freitas também conta com leitos clínicos no Hospital Municipal. São 10 e todos estão com pacientes. A cidade ainda conta com atendimento na UPA, mas apenas para atendimento clínico.

A expectativa da prefeitura é na inauguração do Centro Municipal da Covid-19, que vai focar no atendimento para quem mora em Teixeira de Freitas, já que nos hospitais de Campanha e Municipal, o atendimento é voltado também para moradores da região vizinha. A unidade já está em fase de implantação, com o espaço físico pronto, e é realizada a seleção de profissionais, informou a prefeitura.

Teixeira de Freitas, conforme o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), registrou mais de 1,2 mil casos de pacientes com Covid-19, com 20 óbitos. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes é de 783,86.

As informações são do site G1/Bahia.

Comentários