Foto: Reprodução
Saúde foi o tema da reunião virtual mediada pela a major Denice e pelo governador Rui Costa 04 de julho de 2020 | 19:15

Mulheres da área da saúde se reúnem com major Denice e Rui Costa para apresentar propostas para Salvador

bahia

Cerca de 30 mulheres pesquisadoras, militantes e profissionais do setor da saúde se reuniram durante a tarde deste sábado, 4, em reunião virtual com a major Denice, pré-candidata do PT à Prefeitura de Salvador em 2020, e com o governador Rui Costa (PT), para um diálogo sobre a temática.

O encontro discutiu pontos sensíveis para a saúde pública da capital baiana e sistematizou propostas das convidadas para serem utilizadas no debate sobre a cidade. Temas como saúde da população negra, saúde da mulher e da família, atendimento básico, saneamento, atenção à população LGBTQIA+, ampliação da rede de atendimento municipal, enfrentamento à pandemia da COVID-19, entre vários outros, foram abordados.

As contribuições serão agregadas às propostas que estão sendo enviadas pela população por meio da plataforma digital do movimento ‘Salvador Mãe de Todos’ (www.salvadormaedetodos.com.br) e pelos grupos temáticos de debate do Programa de Governo Participativo (PGP), organizado pelo PT.

A reunião, conduzida pela major Denice e pelo governador Rui Costa, contou com as presenças da presidenta da FIOCRUZ na Bahia, Marilda Gonçalves, da infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, da coordenadora do projeto de redução da mortalidade materna e professora do ISC/UFBA Monica Neri, da ex-primeira-dama e enfermeira Fátima Mendonça, além da subsecretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Tereza Paim, da presidenta da ABGLT, Simmy Larrat, e da militante da RENFA Luana Malheiro.

Também participaram do diálogo a agente comunitária de saúde de Cajazeiras Ana Paula, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Maria Inês, a diretora do Centro Estadual de Referencia à Saúde do Idoso (Creasi), Mônica Frank, a professora da Escola de Enfermagem da UFBA, Nardilene Gomes, a pesquisadora e coordenadora da Clínica de Prep HIV, Inês Dourado, e outras.

Representando o debate de saúde nos poderes Legislativo e Executivo, estiveram na atividade as vereadoras petistas de Salvador Marta Rodrigues e Ana Rita Tavares, as deputadas estaduais do PT Maria Del Carmen, Fátima Nunes e Neusa Cadore e as secretárias estaduais Arany Santana (Cultura), Adélia Pinheiro (Ciência, Tecnologia e Informação) e Fabya Reis (Igualdade Racial).

Comentários