Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Eduardo Pazuello 21 de janeiro de 2021 | 12:20

Depois de viagem marcada por pressão por cloroquina, Pazuello volta a Manaus

brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, volta a Manaus (AM) nesta quinta-feira, 21, dias após uma passagem pela cidade que ficou marcada pela pressão pelo uso de medicamentos rejeitados por entidades médicas e científicas contra a covid-19, como a cloroquina. O Amazonas está em colapso desde a semana passada e transferiu pacientes da covid-19 a outras cidades pela falta de oxigênio.

O ministério ainda não divulgou a agenda de Pazuello na cidade. O general tenta afastar do governo federal qualquer responsabilidade pela crise no Amazonas. “Tudo o que o governador pediu, já foi feito”, disse Pazuello nesta quinta-feira, 21, em evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Pazuello também disse à imprensa, após o evento, que o ministério “acompanha e apoia” a ajuda ao Estado, mas que as ações estão “a cargo do prefeito e do governador”. “Não estão a cargo do Ministério da Saúde”, afirmou o ministro.

O general esteve na últimas semana em Manaus. Deixou a cidade no dia 13, véspera de o governo local anunciar que o oxigênio acabara em parte da rede de atendimento, o que deflagrou uma operação para levar o insumo ao Estado e transferir pacientes a outras cidades.

O ministério já sabia desde o dia 8 sobre a falta de oxigênio, mas levou a Manaus, na última semana, uma força-tarefa de auxiliares de Pazuello e médicos convidados para percorrer unidades de saúde e pressionar pelo uso do “kit covid”, que inclui a cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19. Em ofício, o ministério chegou a falar à Secretaria de Saúde de Manaus que seria “inadmissível” não prescrever estes medicamentos.

O general também lançou na capital do Amazonas o TrateCOV, aplicativo usado por médicos que, em tese, deveria auxiliar no diagnóstico da covid-19. Como mostrou o Estadão, o programa, porém, indica o ‘kit’ covid até para um recém-nascido que tem náusea e diarreia.

Estadão Conteúdo
Comentários