17 maio 2025
“Um obra iniciada há quinze anos com o objetivo de beneficiar famílias de baixa renda em bairros populosos de nossa capital. Uma alegria participar desse momento especial”, pontuou o deputado federal Bacelar, líder do Podemos na Bahia, na saída da Paróquia São Francisco de Assis, após participar da missa em ação de graças pelo aniversário do Instituto Crescer, entidade não governamental que presta assistência médica gratuita no bairro da Boca do Rio, onde já soma mais de 200 mil atendimentos.
O aniversário da instituição, que mantém unidades também no Nordeste de Amaralina e Itapuã, e funciona com a ajuda de apoiadores, reuniu pacientes novos e antigos que frequentam a unidade, desde a inauguração. A dona de casa Antônia Bispo, 79, reencontrou o deputado Bacelar, um dos idealizadores do Instituto Crescer, responsável por mais de 350 mil atendimentos nos três bairros. “Aqui encontrei socorro quando estava com muitas dores e não tinha dinheiro para ir ao hospital, sou muito grata aos médicos, funcionários e idealizadores”, contou ao parlamentar, lembrando que levou a filha e a nora para serem acompanhadas no pré-natal e também os netos para pediatra, tudo de graça. “Já passei pelo psicólogo, orientação da assistente social e fiquei sabendo agora que teremos reumatologista, especialidade difícil de encontrar no sistema público. No aniversário da clínica, os pacientes ganham mais esse presente da direção”, reforçou Antônia Bispo.
O Instituto Crescer abriu espaço para os jovens do grupo “Vozes ao Vento” que frequentam aulas de violão e canto. O esporte também ganhou espaço, com aulas de capoeira, boxe e karatê. O grupo “Caminhando e Cantando” é um incentivo a mais para as mulheres do bairro. “Tivemos que ficar longe do abraço de quem gostamos, por conta da pandemia, mas a palavra acolhedora e de incentivo é muito forte por aqui”, ressalta Graça Maria, uma das integrantes do grupo, durante a comemoração na sede, na rua Simões Filho.