19 maio 2025
O advogado criminalista Marinho Soares anunciou o apoio à candidatura da advogada Daniela Borges à presidência da OAB-BA após ela garantir a inclusão de mulheres negras em diretorias da seccional baiana da Ordem. “Diante de uma construção que a chapa dela fez, eles vão ter uma mulher negra na diretoria da OAB, inscrita como diretora, uma mulher negra no Conselho Federal [da Ordem], tem mulheres negras na diretoria da CAAB e Dani me garantiu que vai ter também mulher negra na diretoria da Escola Superior de Advocacia”, disse Marinho em vídeo gravado ao lado da candidata.
“Isso é inclusão, e eu sempre rechaço esse negócio de ter mulher negra somente em espaço de discussão de minoria. Poder é isso: ver mulheres negras em espaço de poder reais. Por isso que estou aqui feliz da vida em saber que vou caminhar com você a partir de agora, farei campanha para você porque estou muito feliz de, de fato, ver mulheres negras não só na divulgação da chapa, mas inscritas como diretoras”, salientou o advogado e professor em outro trecho do mesmo vídeo citado. A candidata à presidência da Ordem agradeceu o apoio e disse que “com inclusão e representatividade é que a gente vai fortalecer cada vez mais a advocacia baiana”.
No último domingo (31), conforme noticiou este Política Livre, Marinho Soares criticou a candidata de oposição e vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, por supostamente criar cartazes com uma diretoria com sete nomes, embora o número real de posições seja somente cinco; sendo que os dois diretores negros eram, na verdade, conselheiros.
Leia mais:
Davi Lemos