Foto: Ilustração
Passaporte da Vacina Salvador Digital 22 de janeiro de 2022 | 20:16

Passaporte da Vacina Salvador Digital é destaque internacional

salvador

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o passaporte da Vacina Salvador Digital foi oficialmente validado para viagens internacionais pelo Ministério da Saúde (MS) e conquistou o reconhecimento internacional pela inovação tecnológica.

A ferramenta permite a tradução do documento em três idiomas (português, inglês e espanhol) através do site www.cvd.saude.salvador.ba.gov.br. Após o cadastro na página eletrônica, o passaporte da vacina pode ser gerado também em PDF e salvo no celular. Além disso, ele apresenta todo o histórico de vacinas.

De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, “com a autorização do uso internacional, há países que exigem a vacina da febre amarela, por exemplo, com isso a Prefeitura facilita a vida do cidadão uma vez que todo o histórico de vacinas fica registrado”, explica, ao acrescentar que “este é mais um eficaz instrumento para comprovação do ciclo completo de vacinação, parte das estratégias criadas pela Prefeitura para continuarmos cuidando de vidas”.

Salvador foi uma das capitais pioneiras no desenvolvimento de uma plataforma para comprovação da vacina. Com as versões em inglês e espanhol os soteropolitanos podem utilizar nosso sistema para comprovação de viagens internacionais. Nessa ferramenta é possível checar se o cidadão já tomou a vacina contra o vírus e qual o imunizante recebido, além das datas de aplicação.

Como funciona?

O processo é gratuito e o App pode ser baixado através da loja da Apple Store para quem possuem iPhone e nas lojas da Play Store para quem tem Android.

Quem quiser também pode acessar pelo computador através do site: cvd.saude.salvador.ba.gov.br e emitir um QR Code em PDF ou imprimir sua carteirinha de vacinação.

No primeiro acesso aparecerá a carteira de vacinação digital, com o estado atual da imunização do cidadão. Os status são: Sem registro de doses; parcialmente vacinado (apenas uma dose); parcialmente vacinado – em vermelho (para quem está com a segunda dose em atraso); totalmente vacinado (para quem completou o esquema vacinal). O passaporte da vacina também detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante.

Comentários