Foto: Divulgação
O forrozeiro Targino Godim 27 de junho de 2022 | 19:00

Pré-candidato a deputado federal, Targino Gondim afirma que festa de São João deve valorizar artistas regionais

bahia

Pré-candidato a deputado federal, o forrozeiro Targino Gondim (Republicanos) afirma que “a festa de São João deve valorizar os artistas regionais”. Com a sua sanfona, ele divulga o forró em apresentações em diversas cidades do país e no exterior.

O artista afirma ainda que “a festa de São João no Nordeste ganhou notoriedade na Bahia e no mundo devido às tradições culturais, representadas também pelos chamados artistas da terra, ou seja, as bandas regionais”, disse.

Porém, segundo o artista, em um cenário onde diversos ritmos musicais atualmente se apresentam no São João, os cachês dos artistas regionais são reduzidos. “É preciso valorizar estes profissionais, pois através de diversas gerações eles fizeram o São João se tornar essa festa que movimento o turismo e aquece a economia de inúmeras cidades baianas e nordestinas”, frisou.

Ele cita, por exemplo, uma matéria da Agência Brasil, publicada em 2018, que informa que o São João movimenta cerca de R$ 440 milhões na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A reportagem também mostra o faturamento no mesmo ano de cerca de R$ 220 milhões no São João de Caruaru, em Pernambuco.

“O mesmo ocorre em diversas cidades baianas que têm o São João como a sua principal festa, gerando empregos, renda e arrecadação de tributos. Todo esse nível de entretenimento e negócio só foi alcançado graças à tradição, e aos artistas da terra”, pontuou Gondim.

Comentários