Foto: Reprodução
Deputado acusa fazendeiros de ação violenta contra aldeias Pataxó no Extremo Sul 18 de agosto de 2022 | 11:39

Deputado acusa fazendeiros de ação violenta contra aldeias Pataxó no Extremo Sul

interior

O deputado estadual Jacó (PT) disse nesta quinta-feira (18) que vários tiros foram disparados ontem, levando medo e tensão a moradores indígenas das aldeias Boca da Mata e Cassiana, no Território Barra Velha, no Extremo Sul da Bahia. Segundo ele, em vídeos que circulam nas redes sociais, crianças e mulheres são vistas pedindo socorro, correndo e procurando se abrigar. O petista afirma que as informações são de que os atos vêm sendo praticados por milicianos a serviço de fazendeiros que estão invadindo e desmatando a área.

“Os fazendeiros não estão acima da lei num pais democrático. A lei não permite contratar milícia para atacar as aldeias indígenas sob qualquer pretexto; isto é inadmissível, um ato de terror. Segundo eu soube, existe crime ambiental sendo cometido, porque estão desmatando para colocar o gado deles; a área em conflito é terra indígena em processo de estudo para demarcação. Espero que o Ministério Público Federal e a Funai cumpram o seu papel, que é o de proteger e resolver essa situação”.

Ainda segundo o deputado, uma liderança pataxó que prefere não se identificar disse que são mais de mil pessoas e quase 500 famílias morando na aldeia Boca da Mata e que a tensão permanece, apesar da trégua. “O tiroteio foi muito grande, os moradores encontraram várias cápsulas de balas próximas às casas”, informou. Ele também teria se queixado dos boatos de que dois policiais, que acabaram se ferindo durante o tiroteio, teriam sido atacados pelos indígenas.

Comentários