25 maio 2025
A oficialização do nome do deputado estadual Tum à frente da Secretaria de Agricultura da Bahia, a partir de 2023, tem sido bem recebida pelos diversos setores que integram o agronegócio baiano. Em mensagens oficiais recebidas de entidades representativas do setor ou em manifestações em redes sociais, diferentes atores elogiaram a escolha feita pelo governador eleito Jerônimo Rodrigues.
Os presidentes da ABRAFRUTAS – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, e da VALEXPORT – Associação dos Produtores Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco, respectivamente, Guilherme Coelho e José Gualberto de Freitas Almeida, através de ofícios, parabenizaram Tum pela indicação.
As duas associações reúnem produtores que, em 2021, exportaram 1,21 bilhão de reais. Por meio de seu presidente, a Abrafrutas afirmou que Tum contará “com total apoio na implementação das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento deste importante setor”.
O presidente do conselho da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Henrique Almeida, parabenizou a indicação de Tum, no que classificou de “louvável” escolha do governador eleito Jerônimo. Lideranças de setores do agro ligados ao cultivo de grãos e algodão do oeste da Bahia, assim como do sisal, da aquicultura e pecuária também manifestaram contentamento com a chegada de Tum à pasta.
Da mesma forma, colegas de legislatura de Tum na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) também elogiaram a escolha. Para o deputado estadual eleito, Matheus de Geraldo Jr., do MDB, foram determinantes para a decisão do grupo político a larga experiência de Tum com a fruticultura no Vale do São Francisco e o estilo pró-ativo do futuro secretário.
Também anunciado no time de Jerônimo, o deputado estadual Osni Cardoso (PT), que ocupará a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ressaltou a experiência do colega como produtor rural no norte da Bahia e pontuou que “Tum conhece de perto as necessidades e desafios da agricultura baiana, além de ter um mandato pautado em iniciativas de fortalecimento da fruticultura, caprinocultura e geração de emprego e renda”.
Diante da repercussão, Tum declarou estar honrado com o apoio das associações, políticos e lideranças do agro baiano e que isso serve de motivação para desenvolver um trabalho focado na representação dos interesses do homem do campo, “sempre dialogando com todos os atores que contribuem para o sucesso do setor”.