20 maio 2025
Os setoriais Inter-religiosos do PT em Salvador, Bahia e Nacional divulgaram nesta segunda-feira (5) nota de repúdio contra o incêndio que destruiu parte do monumento em homenagem à ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, na avenida homônima que liga a Paralela à orla de Stella Maris.
A nota assinada conjuntamente por Elisabete Pereira (PT Salvador), Dagmar Santos (PT-BA) e Gutierres Barbosa (PT Brasil) registra que o vandalismo à escultura de Mãe Stella, na madrugada do último domingo (4), é o segundo desde a inauguração em abril de 2019, o que evidencia apenas a ponta do iceberg, “pois o preconceito, o racismo e o desrespeito religioso crescem assustadoramente na Bahia e no Brasil”.
Ainda segundo a nota, o repúdio é extensivo a “atos criminosos de racismo religioso que se manifestam através do desrespeito contra locais de cultos, símbolos, vestes, modo de vida, monumentos relacionados a comunidade de axé, bem como as violências verbais ou físicas acometidas contra membras/membros, sacerdotisas e/ou sacerdotes do candomblé e de outras religiões oriundas dos povos de terreiros”.
O Setorial Inter-religioso do PT Salvador solicita por parte do governo e autoridades ações educativas, de conscientização da população e promoção da cultura de paz, bem como apuração do caso e punição dos responsáveis.
“O exercício da fé é incompatível com a intolerância e o racismo religioso. A vida de Mãe Stella de Oxóssi foi dedicada à pregação da paz, da liberdade religiosa, da solidariedade. Que este crime seja investigado e os culpados sejam punidos. Toda solidariedade à comunidade de axé!”, afirmou Gutierres Barbosa, coordenador do Setorial Nacional Inter-religioso do PT.