Foto: Divulgação
Reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça levou em consideração o excelente desempenho do Eleitoral baiano em quatro eixos temáticos: Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia 18 de janeiro de 2023 | 13:52

TRE-BA é agraciado com o Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi agraciado, mais uma vez, com o prêmio CNJ de Qualidade 2022, na categoria Diamante. Nesta edição, o prêmio considerou quatro eixos temáticos: Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia. O TRE baiano conquistou 1.102 pontos (89,23%) por cumprir os critérios avaliativos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.

Com o resultado, o Tribunal repete a premiação de 2019 e 2021, destacando-se pelo aprimoramento dos processos de tecnologia da informação e de dados estatísticos, bem como pela busca permanente pelo aperfeiçoamento da governança, da agilidade, da alta produtividade na prestação jurisdicional e da transparência.

O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, disse que enxerga essa conquista como a coroação do trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral da Bahia, especialmente após fazer um balanço da realização das Eleições Gerais 2022. “De forma cômoda e desburocratizada, nós atuamos durante o fechamento do cadastro eleitoral para possibilitar que mais de 11 milhões de baianos estivessem aptos para exercer o direito do voto, disponibilizando o atendimento ao eleitor através de três modalidades: presencial, virtual (WhatsApp, Telegram e site) e itinerante por meio dos caminhões ‘TRE-BA em Todo Lugar’. Também inovamos quando, através do sistema Janus, solução de automação processual, conseguimos com o apoio dos robôs e de inteligência artificial processar e elaborar minutas nos pedidos de registro de candidatura. Estamos falando de ferramentas ungidas e criadas por nós, sem custos ao erário”, pontuou ao falar sobre as ações implementadas pelo Tribunal.

Para Frank, a premiação é resultado de um trabalho coletivo, que engloba a corte, bem como a atuação de servidores, magistrados, ministério público e todos aqueles que contribuem para a eficiência da Justiça Eleitoral no estado.

“Só foi possível conquistar a certificação Diamante graças à incansável dedicação e abnegação do corpo funcional desta Casa, especialmente da Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições e da Coordenadoria de Planejamento de Estratégia e Gestão. É uma honra fazer parte desta justiça especializada, reconhecida e sempre comprometida a incentivar uma gestão judiciária e administrativa pautada pela seriedade, celeridade e transparência. Avalio que estamos cumprindo o nosso papel. O momento é para celebrar, agradecer e pensar em novos desafios que visam otimizar a nossa performance”, declarou.

Comentários