Foto: Divulgação/Arquivo
A ex-primeira-dama do Estado Aline Peixoto 10 de fevereiro de 2023 | 16:45

Governo deve acelerar pagamento de emendas atrasadas em troca de apoio à candidatura de Aline ao TCM

exclusivas

A negociações para garantir a eleição da ex-primeira-dama Aline Peixoto como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) envolvem a promessa do governo de pagamento das emendas atrasadas aos parlamentares reeleitos em 2022.

Segundo informações coletadas pelo Política Livre junto aos deputados da base aliada, o Executivo estadual, na gestão do ex-governador Rui Costa (PT), marido e principal cabo eleitoral de Aline, deixou de pagar cerca de R$ 80 milhões em emendas, que são recursos destinados a obras e ações nas bases dos parlamentares e distribuídos aos municípios. Os valores se referem também à bancada de oposição.

Somente aos deputados reeleitos pelo PSD, Rui Costa teria deixado de pagar R$ 10 milhões em emendas. O ex-governador é acusado de não cumprir a regra, que prevê o pagamento impositivo desses recursos.

Aos deputados de primeiro mandato, a promessa do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que apoia o nome de Aline Peixoto, é manter em dia o pagamento das emendas. O discurso vale, inclusive, para os deputados da oposição. A bancada do governo contabiliza os votos de três parlamentares da minoria ao nome da ex-primeira-dama.

O próprio Rui Costa tem telefonado aos deputados pedindo apoio ao nome de Aline, cuja candidatura deve ser inscrita ainda nesta sexta-feira (10), conforme disse ontem ao site o líder do governo, o petista Rosemberg Pinto (clique aqui para ler).

Ainda hoje o ministro e Jerônimo devem ter uma reunião com alguns deputados da base, como já havia antecipado este Política Livre. Rui Costa e o governador viajaram a Campo Formoso e Jaguarari para compromissos oficiais do Executivo, de onde retornam até o final da tarde. O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), também participou da agenda.

Além dos pagamentos das emendas atrasadas, os deputados reivindicam o preenchimento de espaços em cargos do Executivo, sobretudo nos redutos eleitorais. Há um pequeno grupo de insatisfeitos que se queixa da condução de Rosemberg Pinto sobre a eleição para o TCM, como divulgou o site (clique aqui para ler), e deseja ter uma interlocução direta com o governador. A insatisfação começou com a composição das comissões temáticas da Assembleia, definidas pelo líder.

Oficialmente, as inscrições para os candidatos ao TCM se encerram neste sábado (11). Entretanto, Adolfo Menezes informou ao Política Livre que o prazo se encerra na segunda-feira (14).

Política Livre
Comentários