Foto: Reprodução/Redes Sociais
Deputado federal Valmir Assunção e Carlos José Barbosa Borges, ex-vereador de Cruz das Almas 03 de março de 2023 | 15:41

Indicado pelo PT com apoio do MST, ex-vereador de Cruz das Almas assume comando do Incra na Bahia

exclusivas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia está com novo superintendente. Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (03) a nomeação do ex-vereador de Cruz das Almas Carlos José Barbosa Borges, mais conhecido como Alemão. A indicação foi feita pelo deputado federal Valmir Assunção (PT), com apoio do MST.

O cargo vinha sendo exercito interinamente pelo servidor Lauriano Mozzaquatro Palma, que acumulava a função com a de analista em reforma e desenvolvimento agrário. Nacionalmente, o Incra é presidido pelo engenheiro agrônomo César Fernando Schiavon Aldrighi, indicado pelos movimentos sociais ligados ao PT.

Já havia a expectativa que de o PT baiano emplacasse o comando da superintendência regional do órgão. Com isso, a tendência é que o MSB estimule a ocupação de terras na Bahia, como já tem acontecido no extremo-sul do estado.

Nesta sexta, o presidente do PT baiano, Éden Valadares, divulgou uma nota defendendo a atuação do MST. “O ambiente do governo (Jair) Bolsonaro de perseguição a indígenas, agricultores familiares e quilombolas não permitia aos movimentos sociais retomar essa agenda, que é uma agenda de protesto, não é de retomar a terra. No caso específico das fazendas no extremo sul, é chamar atenção para a crise crime ambiental, e cabe ao governo do presidente Lula, ao ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) fazer a mediação desses interesses ou ter essa contradição, acho que tudo dentro da maior normalidade democrática”, declarou.

Como revelou nesta quinta-feira (02) este Política Livre, o governo federal deve acelerar nas próximas semanas as nomeações dos cargos federais na Bahia. As duas superintendências da Codevasf estão entre os cargos mais disputados (clique aqui para ler).

Política Livre
Comentários