Foto: Reprodução/Arquivo
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) 12 de abril de 2023 | 17:11

Base do governo marca presença em plenário e Assembleia aprova extensão de viagem de Jerônimo à China

exclusivas

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (12) a extensão da viagem do chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), à China, que foi solicitada pelo governador em exercício Geraldo Júnior (MDB). Apesar da insatisfação de parlamentares da bancada da maioria com o governo, revelada mais cedo por este Política Livre, houve quórum para a votação do pedido.

Pela manhã, havia o receio de que deputados da base governista não estivessem presentes em plenário para a votação. Eram necessários, no mínimo, 32 votos a favor, número ultrapassado com folga, já que a oposição também apoiou a medida. A Constituição estadual determina que se o governador passar mais de 15 dias fora do país sem pedir autorização à Assembleia, o cargo de chefe do Executivo fica vago. Esse prazo terminaria nesta quinta-feira (13).

Para colocar o pedido em votação, o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), retirou de pauta o projeto que muda a composição do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp), que estava travando a pauta.

Jerônimo deve retornar da China no próximo dia 16. Ou seja, ele vai permanecer 18 dias no país asiático. No início da viagem, ele não pediu autorização à Assembleia porque inicialmente ficarias apenas 14 dias em viagem internacional, mas o petista prorrogou o tempo de périplo para retornar na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Comentários