Foto: Divulgação
A iniciativa busca fomentar a divulgação e pesquisa do patrimônio histórico e documental ao público e pesquisadores 12 de abril de 2023 | 09:47

Comissão de Memória do TJ-BA lança galeria virtual de documentos históricos

A Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), instituição presidida pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco, lança uma Galeria Virtual de Documentos Históricos, que conta com uma coleção de 28 documentos antigos, organizados em linha temporal de 1587 a 1947.

São mais de 300 anos de história documentados, reforçando o trabalho da Comissão em promover ações e práticas de preservação, valorização e compartilhamento da história do TJ-BA.

Na Galeria Virtual estão inclusos documentos importantes como o “Ato de Criação do Tribunal”, a carta de “Declaração de liberdade dos indígenas no Brasil”, e arquivos sobre acontecimentos históricos nacionais, como a Revolução Pernambucana, a Sabinada e a Invasão dos Holandeses.

O TJ-BA acredita que através da conservação documental e da ampliação da interface cultural e educativa, é possível viabilizar o pleno acesso ao patrimônio gerido pelo Tribunal, como fomento à divulgação e pesquisa de obras que permitam o conhecimento da instituição, desde a sua criação, no início do século XVII.

A Comissão Permanente de Memória do TJ-BA, é presidida desembargador Cássio José Barbosa Miranda e tem o objetivo de promover a divulgação dos fatos históricos alusivos ao Poder Judiciário da Bahia e sugerir a realização de sessões magnas para a celebração de datas festivas ou de homenagem às suas figuras representativas do passado.

Comentários