Foto: Divulgação
Durante a imersão, os representantes do TJBA puderam conhecer toda a estrutura da ESMAPE 07 de abril de 2023 | 09:50

Presidente do TJ-BA visita TJ-PE para conhecer iniciativas de inteligência artificial e robôs de automação de atos cartorários

Na última segunda-feira (3), o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi recebido no Estado de Pernambuco e almoçou no Restaurante Leite, a convite dos desembargadores federais do Tribunal da 5ª Região, oportunidade em que se encontrou com os ministros Ribeiro Dantas e Humberto Martins, antes da posse do desembargador federal Fernando Braga Damasceno e a mesa diretora.

Nilson Soares Castelo Branco continuou na capital pernambucana com uma agenda extensa e realizou, na terça-feira (4), visita institucional ao Poder Judiciário de Pernambuco, com o fim de prospectar iniciativas inovadoras que possam ser importadas para a Bahia, através de Termo de Cooperação entre as Cortes.

Na oportunidade, Castelo Branco foi recepcionado pelo presidente do PJPE, des. Luiz Carlos de Barros Figueiredo, pelo diretor da Escola Judicial (ESMAPE), des. Francisco Bandeira de Mello, pelo ouvidor, des. Eduardo Sertório, pelo juiz José Faustino Macedo, coordenador do Instituto de Inovação, além da secretária de TIC, Juliana Neiva e do servidor Raphael D’ Castro.

Durante a imersão, os representantes do TJ-BA puderam conhecer toda a estrutura da ESMAPE, notadamente o Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas – IDEIAS, incubadora de ideias e as salas do Laboratório de Inovação, projetadas com design disruptivo para fomentar a efervescência de novas propostas. Foi apresentado Robô Expedito, cuja função é promover a automação de 21 tarefas cartorárias em unidades criminais, a exemplo do envio de ofícios ao TRE.

Os representantes do Tribunal baiano também conheceram o Robô Bastião, cuja finalidade é ajudar a combater a proliferação de demandas predatórias.

Além de conhecer ações inovadoras, a visita serviu para troca de experiências no que tange aos desafios enfrentados por ambas as Cortes com o PJE. Ficaram agendadas duas reuniões telepresenciais entre as equipes técnicas dos Tribunais, para aprofundar as discussões.

Comentários