Foto: Reprodução
Palocci tenta se aproximar de Lula, mas é rechaçado por setores do PT 03 de maio de 2023 | 07:06

Palocci tenta se aproximar de Lula, mas é rechaçado por setores do PT

brasil

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho está tentando se reaproximar de Lula (PT). Ele procurou emissários do PT que tentam fazer uma ponte com o presidente da República.

Palocci e petistas que mantêm proximidade com ele buscaram, inicialmente, um encontro com amigos e assessores que estão entre os mais íntimos de Lula. Mas os interlocutores, até agora, rechaçaram a ideia.

Caso encontrasse Palocci, não seria a primeira vez que Lula reestabeleceria diálogo com um delator da Operação Lava Jato que colaborou com sua condenação à prisão.

Ele já se encontrou com mais de um deles, e aceitou as explicações e os pedidos de perdão.
Com Palocci, no entanto, o espírito seria outro. No entendimento de petistas, o ex-ministro não apenas delatou –mas teria inventado histórias mentirosas sobre Lula.

Amigos e interlocutores do ex-presidente afirmaram à coluna que o mandatário, no entanto, já estaria amolecendo seu coração.

As atitudes de Palocci, nesta análise, precisariam ser compreendidas a partir do contexto que ele vivia.

Além de condenado a 18 anos de prisão em um processo, o ex-ministro viu a Justiça bloquear os bens de sua filha e de sua enteada, que passaram a ser tratadas como investigadas.

A perspectiva que ele tinha de sair da prisão, na época em que Sergio Moro comandava a Lava Jato, seria, além disso, próxima de zero.

Palocci hoje vive em liberdade. Das três denúncias feitas contra ele à Justiça, uma foi trancada, a outra foi anulada e uma está suspensa.

Neste ano, o ex-ministro, que cumpria pena em regime aberto e usava tornozeleira, pôde finalmente dispensar o aparato de vigilância.

Mônica Bergamo/Folhapress
Comentários