Foto: Divulgação
O deputado estadual Luciano Araújo 04 de maio de 2023 | 11:21

Solidariedade, que apoiou ACM Neto em 2022, é convidado por Jerônimo Rodrigues para integrar conselho político

exclusivas

O Solidariedade foi convidado formalmente pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para integrar o conselho político, grupo que reúne os presidentes de partido da base aliada. O presidente da legenda na Bahia é o deputado estadual Luciano Araújo, que lidera o bloco independente na Assembleia Legislativa, composto ainda pelo PL. Em 2022, o Solidariedade apoiou a candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) ao Palácio de Ondina.

O conselho político de Jerônimo se reúne pela primeira vez após a posse do petista nesta quinta-feira (04), a partir das 14h30, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde o chefe do Executivo estadual tem despachado enquanto a Governadoria está em reforma.

“Fomos convidados para o conselho e vamos participar. Ficamos muito felizes por isso. Hoje eu estou na base do governador Jerônimo. Os três prefeitos eleitos pelo Solidariedade em 2020 apoiaram Jerônimo em 2022. Ou seja, achamos que essa participação é natural. O governador tem sido muito correto conosco”, declarou Luciano Araújo ao Política Livre.

Os prefeitos do Solidariedade são Manoelito Argolo Júnior, de Entre Rios; Djalma Ramos, de Mansião; e Tarcísio Pedreiro, de São Gonçalo dos Campos. Na Assembleia Legislativa, no entanto, a legenda está dividida, uma vez que o outro deputado do partido, Pancadinha, se coloca como independente. “Pancadinha quer ser candidato a prefeito de Itabuna, e por isso vem pregando a independência”, ponderou Luciano Araújo.

Em Salvador, o Solidariedade faz parte da gestão do prefeito Bruno Reis (União), inclusive com a ocupação de espaços indicados pelo presidente estadual da sigla, embora sem titulares no primeiro escalão. Questionado como o partido se comportará nas eleições de 2022 – tema que será tratado hoje na reunião do conselho político -, Luciano Araújo disse que “o partido irá apoiar o candidato definido por Jerônimo se for tratado como aliado, com todos os direitos iguais aos demais da base”.

“Ainda não tratamos de Salvador. Sei que as eleições municipais estarão na pauta da reunião do conselho político, e vamos começar a aprofundar este assunto. Mas ainda não tem nada definido. Definida está nossa posição em reação ao governo, e somos da base”, reforçou o presidente do Solidariedade na Bahia.

Desde a semana passada, Jerônimo, que vinha sendo pressionado pela base para retomar o diálogo político, intensificou as conversas com os aliados como uma prévia da reunião do conselho, que terá na pauta as articulações para as eleições de 2024 (principalmente nas grandes cidades), a distribuição de cargos e o planejamento do Executivo.

O governador manteve encontros com presidentes e quadros importantes de todos as siglas da base, com os líderes partidários da Assembleia Legislativa e com toda a bancada de deputados estaduais – este último aconteceu ontem (03), por meio de um café da manhã, conforme revelou com exclusividade o site.

Política Livre
Comentários