Foto: Divulgação
O encerramento das atividades aconteceu no Fórum da cidade, na última quinta-feira (13) 14 de julho de 2023 | 17:18

Itabuna: Corregedoria Geral do TJ-BA realiza correição na comarca e promove melhoria dos serviços oferecidos

Uma aproximação com o 1° grau e a melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos. Esse é o objetivo das correições promovidas pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ\TJ-BA). Dessa vez, as atividades foram realizadas na comarca de Itabuna, situada a 435 quilômetros de Salvador.

O encerramento das atividades aconteceu no Fórum da cidade e na ocasião o corregedor-geral, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, salientou pontos positivos da Comarca, frisando o bom desempenho dos juízes e servidores e o empenho de todos na busca pelo aperfeiçoamento do judiciário.

Mais de 20 unidades, entre judiciais e extrajudiciais, passaram por correição. Os trabalhos começaram na segunda-feira (10) e seguem até esta sexta-feira (14).

Ao detectar melhorias que são necessárias, a equipe da CGJ apresentou soluções para o melhor desenvolvimento dos trabalhos, a exemplo de ferramentas que podem ser utilizadas em contribuição para a celeridade processual.

“Além de nos sentirmos privilegiados com a atenção que a equipe da CGJ nos oferece, percebemos que eles querem nos ajudar, orientar o nosso caminho”, destacou o juiz diretor do Fórum, Murilo Stalte, sobre a importância das correições.

Corroborando com ele, o juiz Eros Cavalcanti, da 2ª Vara Crime de Itabuna, salientou que a ida da Corregedoria in loco às unidades é fundamental, pois “promove uma melhor integração entre os servidores e o judiciário, de uma maneira geral. Além disso, fomenta a melhoria do trabalho e serve de estímulo”.

Os servidores e magistrados da Comarca pleitearam a retirada de mais de 100 mil processos físicos que estão guardados em salas do Fórum e já podem ser descartados. Assim, Rotondano se comprometeu em auxiliá-los no que for preciso com a demanda. Cabe salientar que o esvaziamento desses locais resulta em mais espaços instalados voltados para o atendimento aos cidadãos.

Os trabalhos correicionais também são uma oportunidade de identificação das necessidades de melhoria e verificação dos fluxos de trabalho, do acervo processual e das instalações físicas das unidades. Antes do início das atividades, são realizadas reuniões com os juízes e assessores da comarca, como forma de identificar as demandas mais sensíveis.

Também com o objetivo de ajudar os servidores de Itabuna, foram apresentados o projeto Gestão Itinerante e o Interoficial. O primeiro visa contribuir com a organização da unidade judicial, no sentido de orientar, instruir e dar o suporte necessário aos órgãos do 1º grau. Já o Interoficial tem o intuito de auxiliar os servidores de secretaria e os oficiais de justiça no que diz respeito à utilização do sistema CCM e às normas e práticas relativas ao funcionamento das Centrais de Mandados implantadas nas unidades de entrância final do Poder Judiciário baiano.

As iniciativas da CGJ contam com o apoio do presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

Comentários