Foto: Divulgação/Arquivo
Senador Otto Alencar ficou com 'batata quente' nas mãos 07 de julho de 2023 | 17:54

Otto Alencar admite “erro” de filho e diz que já está com emenda pronta para reaprovar no Senado incentivos fiscais à montadora BYD

exclusivas

Em conversa com este Política Livre, o senador Otto Alencar (PSD) afirmou que “já está com uma emenda pronta” para corrigir o “erro” cometido pelo deputado federal Otto Filho (PSD) na votação, nesta sexta-feira (07), do destaque à proposta da reforma tributária que retirou a prorrogação de incentivos que beneficiariam a instalação da montadora chinesa BYD em Camaçari.

“O Senado vai mudar isso. Já estou com a emenda pronta para reestabelecer o texto assim que a proposta da reforma começar a tramitar no Senado. Vamos corrigir esse erro, sem sombra de dúvidas”, declarou o senador baiano.

Ele afirmou que Otto Filho votou a favor do destaque apresentado pelo PL, que retirou a prorrogação dos incentivos fiscais texto da reforma tributária, por engano, quando votou remotamente. “Ele participou ontem da votação da reforma tributária, mas hoje voltou para a Bahia, a meu convite, para comemorar o aniversário de 46 anos dele. Lamentavelmente, na hora da votação remota, pelo celular, ele votou errado”, justificou.

“Meu filho não merecia isso no dia do aniversário. A Bahia não merecia. E justamente por um voto que a questão dos incentivos foi retirada. Mas vamos corrigir, sim. Estamos falando a verdade, e quem fala a verdade merece a compreensão”, complementou o senador.

Em entrevistas, depois que a repercussão sobre o voto explodiu, Otto Filho, no entanto, buscou justificar o voto pela retirada do dispositivo que garantia a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (ISS) e do PIS/Cofins a projetos que tenham sido aprovados até 31 de dezembro de 2024, o que beneficiaria a BYD, que espera estar em funcionamento em Camaçari no final do ano que vem.

“Desde o início da discussão deixei claro que sou contra o limite até 2032. Não concordo com limite de prazo para benefícios fiscais. Sei que muita gente vai me julgar por isso. Mas sou um homem de convicção. Isso vai forçar o Senado a refazer o destaque e tentar liberar os benefícios fiscais sem prazo”, declarou o deputado a jornalistas.

Política Livre
Comentários