Foto: Divulgação
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) 25 de agosto de 2023 | 10:33

De olho em polêmica sobre sucessão, oposição pode lançar Tiago Correia à presidência da Assembleia da Bahia

exclusivas

Com a polêmica criada na Assembleia Legislativa depois que o senador Angelo Coronel (PSD) defendeu a reeleição do presidente da Casa, Adolfo Menezes,  praticamente escanteando os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Ivana Bastos (PSD), que alimentavam o desejo de concorrer, a oposição passou a ver chance de participar com candidato da disputa.

Hoje, faltando mais de um ano para o pleito em que os deputados escolherão o novo presidente do Poder Legislativo, o nome mais lembrado para encarar a tarefa de concorrer à sucessão de Adolfo é o deputado estadual Tiago Correia (PSDB). Querido por todos, com excelente trânsito entre os colegas de bancada e do governo, ele é visto como um nome que pode surpreender.

Por causa da excelente relação que mantém com Adolfo, no entanto, Tiago só toparia encarar a disputa se o presidente realmente não assumir o desafio de aprovar uma PEC permitindo a reeleição na mesma legislatura e ainda, se for necessário, buscar assegurar o direito de exercer o terceiro mandato no comando da Casa promovendo uma ação em Cortes superiores.

O tucano, segundo colegas, não encara a sucessão como uma disputa entre governo e oposição, apesar de Adolfo ser governista e ter tido o apoio do governo para se eleger pela primeira vez, há pouco mais de três anos, mas como uma decisão que cabe aos representantes estaduais tomarem, soberanamente, visando ao bom funcionamento do Poder Legislativo.

Este Política Livre ouviu alguns deputados sobre uma eventual candidatura de Tiago. Sob a condição de anonimato, alegando que não gostariam de contestar o direito de Adolfo de concorrer, pelo menos dois deles – um da oposição e outro do governo – disseram que, se o presidente não encarar a reeleição, o deputado do PSDB pode se tornar um nome forte à sua sucessão.

“Se Tiago fechar o apoio da oposição ao seu nome, dificilmente não conseguirá se eleger presidente”, disse, surpreendentemente, o governista, afirmando que o deputado tucano é reconhecido como excelente negociador e não possui arestas com ninguém.

Política Livre
Comentários