Foto: Divulgação/Arquivo
PM Alaíce Gomes 25 de agosto de 2023 | 18:25

Dia do Soldado – Dia dos Heróis Anônimos, por Alaice Gomes*

bahia

Hoje (25) comemora-se o Dia do Soldado no Brasil em homenagem a um alto oficial do Exército Brasileiro – o Marechal Luis Alves de Lima e Silva – mais conhecido por todos como Duque de Caxias. Um bom e dedicado brasileiro, sem sombra de dúvidas, nascido em 1803 no Rio de Janeiro consolidado na história como héroi nacional, muito por causa da Guerra do Paraguai (1864 – 1870).

O que poucos sabem é que o jovem Caxias, no começo de sua carreira militar, com apenas 20 anos de idade lutou em 1823 para expulsar os portugueses do Brasil. Saga que nós baianos capitaneamos e conhecemos melhor do que ninguém! Afinal, em nome de todos os brasileiros, fomos nós o povo simples, lutador e cheios de fé da Bahia que efetivamos a Independência do Brasil. Independência com “I” maiúsculo, uma vitória que nos permite até hoje de nos projetar ao mundo como esse país continental, pujante e cheio de possibilidades para o presente e para o futuro. Um grande feito que até hoje os livros de história não registram com a grandeza que o povo baiano e os nossos herois merecem.

Coincidência histórica ou não, somos nós, os Soldados da vida real (praças das forças militares da Bahia) tal qual os negros, caboclos, marisqueiros do nosso 2 de Julho que continuamos a fazer muito e a não recebemos da sociedade o reconhecimento devido. A saber: nossa luta, agora no século 21, é manter a paz social; é garantir a democracia e ao mesmo tempo não deixar que os séculos de injustiça e de exclusão social inviabilizem a vida em sociedade. Ainda mais no cenário crescente do tráfico de drogas, crime organizado, lutas entre facções e muitos outros problemas contemporâneos.
Dito de outra forma: continuamos a ser imprescidíveis à sociedade e à liberdade da Bahia e do Brasil. Nosso labor é chave, nobre, imprescindível. Isso ninguém contesta! O reconhecimento ao nosso difícil trabalho tal qual aconteceu em relação a saga 2 de Julho de 1823 é que fica a desejar, mas seguiremos firmes com DEUS no coração e bons propósito na mente. Fazer o que é certo, ético e justo é que aprendemos na Caserna. Como soldados da paz temos uns aos outros e o apoio de quem nos conhece de verdade!

Claro que desejamos mais valorização social e aplausos. Não apenas no dia Soldado (25/08). O que não me impede neste dia tão especial e simbólico felicitar todos os meus colegas de Salvador, da Bahia e do Brasil. O efetivo da Polícia Militar é de algo em torno de 30 mil homens e mulheres na ativa, somados aos nossos insubtítuíveis veteranos chegamos a quase 50 mil heróis da nossa ERA. Cujo maior contigente é disparado de Soldados e de Praças. Homens e mulheres que saem de suas casas sem nenhuma certeza se retornarão aos seus lares. Ninguém, além de nós militares, jura colocar suas vidas em risco em prol da sociedade. Sim, o dia é do Soldado, mas podemos dizer também que é dia dos herois também.

* Alaíce Gomes é cabo da PM baiana.

Alaíce Gomes
Comentários