Foto: Divulgação
Considerando o período de janeiro a julho de 2023, o Judiciário baiano atingiu um total de 1.071.804 baixas processuais 25 de agosto de 2023 | 10:07

TJ-BA ultrapassa um milhão de baixas processuais e bate mais dois recordes de produtividade em 2023

exclusivas

Dando continuidade aos resultados positivos atingidos pela gestão, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), presidido pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ultrapassou um milhão de baixas processuais, pela primeira vez na sua história, já no mês de julho. Nos anos anteriores, esse número costumava ser atingido apenas por volta dos meses de outubro e novembro. Esse marco inédito vem após uma outra conquista histórica: o número de baixas realizadas, entre janeiro e junho de 2023.

Considerando o período de janeiro a julho de 2023, o Judiciário baiano atingiu um total de 1.071.804 baixas processuais. Isso significa que faltam apenas cerca de 500 mil baixas para o TJBA superar, neste ano, o último marco de baixas anuais, conquistado em 2019. Impulsionado pela Semana de Sentenças e Baixas, o mês de julho de 2023 também apresentou número recorde, com 241.092 baixas processuais. A marca anterior, obtida em julho de 2019, era de 209.791 baixas, o que representa um incremento de 15% no comparativo.

Com estes números, a possibilidade de ser superada a marca histórica anual fica cada vez mais próxima, por esta razão cresce a importância de iniciativas, como as Semanas Estadual de Conciliação e as de Sentenças e Baixas. A Semana Estadual de Conciliação, aconteceu de 17 a 21 de julho, e a Semana de Sentenças e Baixas, em 24 a 28 de julho.

Esse recorde de produtividade é fruto do empenho da gestão do desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que tem destinado recursos para o primeiro grau de jurisdição, a exemplo da nomeação de novos magistrados e servidores, permitindo um maior atendimento às demandas judiciais.

Além disso, foram realizados diversos investimentos na modernização da infraestrutura do parque tecnológico, o que possibilitou a integração de sistemas e ampliação dos links de acesso, maior capacidade de armazenamento e processamento de dados e o desenvolvimento de soluções mais inovadoras. Realizou-se, pela primeira vez na história do TJBA, uma semana exclusiva dedicada ao saneamento dos dados dos processos judiciais.

Comentários