28 novembro 2024
O presidente do PCdoB da Bahia, Davidson Magalhães, disse nesta sexta-feira (1º) a este Política Livre que a decisão do comandante da Conder, José Trindade (PSB), de sair da disputa pela Prefeitura de Salvador facilita a busca da unidade no grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“É claro que vai facilitando a busca da unidade porque você tem a redução do número de opções. Facilita chegar a um denominador comum. Agora acho que, do ponto de vista político, não provoca grandes mudanças ou perdas, em minha opinião. Até porque há outros nomes mais competitivos sendo postos nesse processo, com chances de vencer a eleição”, declarou o comunista, que também é secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Ele reafirmou que o PCdoB trabalha pela indicação da candidatura da deputada estadual Olívia Santana, filiada à sigla, para ser a única da base aliada em Salvador. Entretanto, o dirigente salientou que, na reunião do conselho político deste sábado (2) para tratar das eleições municipais, a defesa será por critérios de escolha, na mesma linha do que pregou a deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB baiano.
“Vamos amanhã para a reunião do conselho político imbuídos da necessidade de construir um critério para a definição de candidaturas únicas não só em Salvador, mas também nas maiores cidades do Estado. Defendemos que nosso campo político não repita a tática de 2020, quando tivemos mais de uma candidatura na capital e houve dispersão. Precisamos de critérios para ter nitidez política”, ponderou.
Sobre o interior, Davidson disse que, entre os municípios de maior peso eleitoral, o PCdoB vai reivindicar a cabeça de chapa em Jacobina, Juazeiro e Senhor do Bonfim. Ele garantiu que dentro da federação forma pelo partido com o PT e o PCdoB vai haver entendimento nesse sentido. “As conversas no âmbito da federação estão evoluindo bem e esperamos que o mesmo ocorra na base aliada como um todo. O que almejamos são decisões consensuais”.
A reunião do conselho político, a primeira para tratar das eleições municipais, acontece na manhã deste sábado, em café da manhã na sede provisória do Executivo estadual, na Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O grupo é formado pelo governador e pelos presidentes de partidos aliados, além dos representantes da área de articulação política da gestão e o líder do PP na Assembleia Legislativa, deputado Niltinho.
Política Livre