10 novembro 2024
Novo presidente do União Brasil em Salvador, o deputado estadual Luciano Simões assumiu nesta quinta-feira (26) o compromisso com a bancada do partido na Câmara Municipal de apoiar a solicitação feita pelos vereadores de que a legenda só vai aceitar o ingresso de candidatos com mandato após consulta aos edis.
O compromisso foi firmado durante o primeiro encontro de Simões com a bancada, que aconteceu em um restaurante do Caminho das Árvores, nesta tarde. Estiveram presentes os vereadores Cláudio Tinoco, Paulo Magalhães Júnior, Kiki Bispo, Palhinha e Duda Sanches – a única ausência foi a da vereadora Cátia Rodrigues, que mandou representante. Secretário-geral da legenda na capital, Sosthenes Macedo, presidente da Codesal, também participou.
A avaliação dos vereadores é que, em 2020, o ingresso em cima da hora de vereadores com mandato impediu a reeleição de nomes como Felipe Lucas, Beca e Vado Malassombrado, que estavam filiados ao União Brasil. Luciano Simões afirmou que não há, no momento, movimentação para atrair parlamentares que já ocupam cadeiras na Câmara, mas prometeu levar a solicitação ao prefeito Bruno Reis (União) e ao ex-prefeito ACM Neto (União).
Durante o encontro, Luciano Simões apresentou dados que apontam para o crescimento da bancada do União Brasil na Câmara Municipal. Em 2020, a sigla elegeu sete vereadores – Alexandre Aleluia trocou a legenda pelo PL depois do pleito -, número que pode subir para nove em 2024.
“Existe uma perspectiva real de crescimento da bancada baseada, entre outras coisas, nas mudanças de regra em relação ao pleito de 2020, principalmente a distribuição de vagas pela média do coeficiente eleitoral. Por isso, podemos, sim, eleger uma bancada de nove. Se as regras atuais estivessem valendo em 2020, teríamos feito oito vereadores, e não sete”, disse o líder do União Brasil na Câmara, Cláudio Tinoco.
“Além de ter recebido nosso total apoio, o presidente Luciano Simões apresentou para nós planilhas e informações sobre como tem conduzido os trabalhos até aqui. Ele já tem conversado com diversos pré-candidatos e suplentes que devem chegar para somar forças conosco. O objetivo é assegurar a renovação dos mandatos dos vereadores e crescer”, acrescentou Tinoco.
Política Livre