Foto: Divulgação
Descerramento da placa de reinauguração do Fórum de Itamaraju. 30 de novembro de 2023 | 11:48

Itamaraju: Presidente do TJ-BA reinaugura dois Fóruns e Sala Passiva e Sala de Depoimento Especial

“Reinauguramos esse espaço atendendo aos eixos da acessibilidade, da segurança e da sustentabilidade”, disse o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ao abrir a cerimônia de reinauguração do Fórum Dermeval Bellucci e o Fórum do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Itamaraju. Ocorrida na terça-feira (28), a solenidade entregou, também, aos itamarajuenses a sede dos Juizados Especiais, completamente renovada.

“Aqui se passa a realidade da vida, é onde o magistrado entra em contato com as partes, onde os dilemas, as angústias, as fisionomias de alegria ou de tristeza se despontam ao olhar da juíza ou do juiz. Sejam bem-vindos ao novo Fórum”, disse o chefe do Judiciário baiano.

Durante a solenidade, houve a entrega de dois novos equipamentos dentro do Fórum: a Sala Passiva, que permite ao cidadão participar de audiências e acompanhar todo o processo de modo virtual; e a Sala de Depoimento Especial, que viabiliza a criança ou o adolescente vítima de violência sexual à escuta humanizada.

“Através da Sala Passiva, a pessoa, que não tem acesso à internet ou tem dificuldade, recebe a ajuda de um servidor para consultar processos”, disse o Assessor Especial da Presidência para Magistrados (AEP I), Juiz Ícaro Matos. Na sequência, os presentes assistiram a dois vídeos expositivos sobre ambos os espaços.

Na ocasião, o presidente do TJBA pediu uma salva de palmas à desembargadora Cynthia Maria Pina Resende pela idealização das Salas Passivas. A magistrada presidirá a Corte baiana no próximo biênio (2024-2026).

O desembargador Salomão Resedá também foi lembrado, como uma das maiores autoridades no Brasil, sobre a criança e o adolescente.

O Fórum da Comarca de Itamaraju contemplou a modernização de sanitários, a troca de louças e metais por modelos modernos e sustentáveis, adequações para banheiro para pessoas com deficiência, piso tátil, reforma das rampas e revitalização de piso de alta resistência.

Também passou por reformas a sede dos Juizados Especiais, a qual recebeu quinze novos computadores e teve a velocidade da internet ampliada, de 50 para 200 megabytes.

Comentários