17 julho 2025
No novembro negro, mês emblemático da luta contra o racismo no Brasil, o jornalista Gilvan Ribeiro lança o livro “Malês, a revolta dos escravizados na Bahia e seu legado”, em Salvador. Aberto ao público, o evento de lançamento ocorre nesta segunda-feira (6), a partir das 18h30, na Casa do Olodum, no Pelourinho.
“O primeiro evento será em Salvador, afinal o fato histórico aconteceu lá”, escreveu o jornalista em publicação no Instagram. Na próxima segunda-feira (13), ele lançará o livro também em São Paulo.
Na última sexta-feira (3), Gilvan Ribeiro – já na capital baiana – comemorou que o lançamento foi anunciado durante a celebração de 49 anos do bloco afro Ilê Aiyê. “Não tem preço”, disse, na ocasião.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o livro
Com contribuições de Muniz Sodré, sociólogo e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e prefácio de Juarez Xavier, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e ativista antirracista, o livro busca ampliar o foco sobre esse evento histórico que é muitas vezes negligenciado.
O livro tem 336 páginas e é dividido em 18 capítulos, dedicando uma parte especial a Luiza Mahin, mãe do célebre poeta, jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama. Luiza Mahin é uma figura enigmática que desempenhou um papel fundamental na história da população negra no Brasil.
No capítulo final, o autor estabelece uma conexão com questões atuais, trazendo pensadores negros como Jurema Werneck, Luana Tolentino, Átila Roque, Gabriel Sampaio, Raimundo Bujão e Zulu Araújo para discutir questões urgentes que ainda permeiam a sociedade, desde a violência contra afrodescendentes até a discriminação no ambiente escolar.
O livro está à venda por R$ 86,90 no site da Editora Planeta (clique aqui).
Serviço
Lançamento do livro “Malês – a revolta dos escravizados na Bahia e seu legado”
Quando: segunda-feira (6), a partir das 18h30
Onde: Casa do Olodum, Rua Gregório de Matos, 22, Pelourinho – Salvador
Quanto: evento aberto ao público | livro custa R$ 86,90 no site da Editora Planeta (clique aqui)