21 maio 2025
Vereador da cidade de Lauro de Freitas, Tenóbio afirmou, durante sessão da Câmara Municipal, que conhece mais histórias de homens que são vítimas de violência doméstica do que mulheres. A fala do vereador veio logo após o relato de uma colega de parlamento, que falava sobre a morte de três mulheres no Mato Grosso.
“Conheço muito mais homens que apanham das mulheres do que mulheres que apanham dos homens. Quando acontece uma agressão contra a mulher de direita, vemos que o posicionamento é outro. Aconteceu com a “vereadora” Damares. A Senadora… hoje senadora. Tivemos um caso de violência política, coação, perseguição comprovada. E tem duas pessoas que fizeram parte dessa coação, que estão trabalhando aqui”, disse, ao citar, de uma vez só, um caso envolvendo Damares Alves e a vereadora Débora Régis (PDT).
A fala do vereador não encontra amparo na realidade, uma vez que, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), de 1º de janeiro de 2023 até 31 de agosto do mesmo ano, a Bahia registrou 128 casos de tentativa de feminicídio e 62 consumações do crime. Além disso, 2.786 mulheres foram vítimas de estupro no mesmo período. Os casos de importunação sexual foram 1.071.
Veja o vídeo: