28 maio 2025
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), presidido pelo desembargador Nilson Soares Castelo Branco, tem aproximado as instituições. Na última quinta-feira (23), uma visita institucional do presidente do Tribunal, acompanhado do juiz Vinícius Simões, ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, tratou de assuntos da mais alta relevância para o Poder Judiciário.
Na pauta, a criação da 2ª Vara de Organização Criminosa, em procedimento bastante avançado na Comissão de Reforma do TJ-BA.
No encontro, também foram tratados alguns assuntos relativos à segurança institucional do Poder Judiciário do Estado da Bahia, oportunidade em que o presidente Nilson Castelo Branco realçou o constante apoio empreendido pela Secretaria de Segurança, pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, tanto no âmbito do uso da força policial quanto na esfera da Inteligência de Segurança Institucional, o que tem colaborado em inúmeras situações de proteção a magistrados e servidores, cuja atividade fica sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Segurança do TJ, composta pelos desembargadores Baltazar Miranda Saraiva (presidente da Comissão), Jefferson Alves de Assis, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro e Soraya Moradillo Pinto; e pelos Juízes Fábio Alexsandro Costa Bastos, Isaías Vinícius de Castro Simões e Luciana Amorim Hora.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, disse que vai ser um avanço para desafogar a 1ª Vara de Organização Criminosa. O presidente Nilson Castelo Branco definiu o encontro como proveitoso.
O Chefe do Judiciário baiano guarda na memória e no acervo pessoal a homenagem que recebeu da instituição, com a Medalha do Mérito da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), a qual foi instituída no âmbito da Secretaria da Segurança Pública, mediante o Decreto nº 10.965, em 14 de março de 2008, com vistas a premiar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no campo de suas atividades, se hajam distinguido de forma notável ou relevante e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o engrandecimento da Segurança Pública do Estado da Bahia.