13 dezembro 2024
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove a abertura da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, no próximo dia 20 de novembro. “Eu-mulher: fêmea-matriz e força-motriz contra violências institucionais. Em direção a um novo dia de intensa claridade, eu me levanto – mulheres contra o patriarcado estrutural” é o tema da palestra de início das atividades.
O evento, que conta com o apoio do presidente do TJBA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, acontece no dia 20 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório Desembargadora Only Silva, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do PJBA.
Aberta ao público, as inscrições para a palestra podem ser feitas até o dia 17 de novembro.
Promovida no TJBA por meio do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher, da Coordenadoria da Mulher e da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), a Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca concentrar o julgamento de processos que envolvem violência doméstica, além de trazer a importância da denúncia e do apoio para o debate.
Semana?da Justiça pela Paz em Casa?– Tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A iniciativa acontece três vezes ao ano. A primeira em março, marcando o dia das mulheres; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela ONU.?
No âmbito do TJBA está à frente dos trabalhos a Desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher e do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher.