24 maio 2025
O senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, admitiu que o secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito, que é deputado federal licenciado pelo partido, deseja ser conselheiro de um dos tribunais de contas da Bahia, mas que o aliado será indicado pela sigla numa próxima vaga.
“Essa vaga do conselheiro Fernando Vita, que se aposenta no TCM, neste mês de dezembro, será de um deputado estadual. É o desejo da Assembleia. Sérgio Brito estaria disposto a aceitar, ele gostaria de ser conselheiro. Ele está com essa tese. Mas quando conversei com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e com alguns parlamentares, todos sabem que essa vaga agora vai para um membro da Assembleia Legislativa, a quem cabe, inclusive, a indicação. E Jerônimo está muito satisfeito com o trabalho de Sérgio na secretaria”, declarou Otto ao Política Livre.
A escolha do substituto de Fernando Vita, que se aposenta no próximo dia 21, acontecerá somente no início do ano que vem, após o recesso da Assembleia. Depois dele, o próximo a se aposentar no TCM será Mário Negromonte Júnior, em 2025. Em 2026, será a vez do conselheiro Francisco Netto, na mesma Corte.
No Tribunal de Contas do Estado (TCE), as aposentadorias vão acontecer em 2025: Antonio Honorato e Pedro Lino. Em tese, as vagas são indicadas pela Assembleia, pelo governador ou pelos auditores, mas nem sempre isso acontece. Este ano, por exemplo, a ex-primeira-dama Aline Peixoto assumiu uma cadeira no TCM na vaga que era do Legislativo, mas na prática o nome foi articulado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Política Livre