25 novembro 2024
Curtida ministerial
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que acabou de ser pai novamente, não esteve presente nas reuniões decisivas do conselho político que confirmaram o nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato a prefeito de Salvador. Entretanto, discretamente, curtiu uma publicação do anúncio feita nas redes sociais pelo líder da maioria na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto (PT). Ou seja, ninguém pode dizer que o ex-governador tenha ignorado totalmente Geraldinho. Seria injusto!
Súditos do Rei
A confraternização organizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) na quinta (27), no Palácio de Ondina, após o anúncio da pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB), acabou mais cedo pois muitos políticos presentes tinham outro compromisso inadiável na mesma noite: assistir ao show de Roberto Carlos na Arena Fonte Nova. Entre os privilegiados estava o senador Jaques Wagner (PT), que aproveitou todo o romantismo do Rei ao lado da esposa, Fátima Mendonça.
Prometedor
Foi durante a confraternização de Jerônimo que o bloco informal do G8 na Assembleia mostrou serviço ao governador e fechou o apoio à candidatura do deputado Paulo Rangel (PT) ao TCM. Do grupo, os deputados Patrick Lopes (Avante), Nelson Leal (PP) e Binho Galinha (Patriota) não estavam presentes, mas foram consultados pelo WhatsApp. Por sinal, Binho, acusado pelo Ministério Público de chefiar uma milícia em Feira e ameaçado de cassação, já teria prometido votos a todos os concorrentes ao Tribunal.
Chilique
Candidato do PCdoB ao TCM, o deputado Fabrício Falcão deu um verdadeiro chilique ao presenciar, na confraternização de Jerônimo, a decisão do G8 em favor de Paulo Rangel. Com o tom de voz exaltado, ele chamou os colegas do grupo presentes – Luciano Araújo (Solidariedade), Vitor Azevedo (PL), Laerte de Vando (Podemos), Raimundinho da JR (PL) e Felipe Duarte (PP) – de traidores. “Vocês querem o PT tomando conta também do Tribunal?”, esbravejou.
Pé do ouvido
Aliás, Fabrício não “incomodou” apenas os deputados estaduais presentes na confraternização no Palácio de Ondina sobre o TCM. Ele manteve conversas insistentes ao pé do ouvido com Jaques Wagner e com o próprio Jerônimo. Até o presidente do Tribunal, conselheiro Francisco Netto, presente no evento, ficou constrangido diante de tamanho assédio. Quem ajudou Fabrício na tarefa foi o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães (PCdoB).
Aliada “bróder”
Se não tiver o aval de Jerônimo, Fabrício Falcão já conseguiu ao menos o apoio de uma das irmãs do governador na saga para ser conselheiro do TCM. Ex-vereadora e uma das lideranças do PCdoB de Jequié, Rita Rodrigues disse ao irmão que o pleito do comunista e do partido, que nunca indicou nenhum representante para uma das Cortes de contas, embora seja um aliado fiel, é justo e deveria ser atendido.
Inscrições adiadas
As inscrições dos candidatos ao TCM só serão mesmo abertas em 2024, após o recesso parlamentar, apesar de a Assembleia ter recebido, na semana passada, o comunicado da aposentadoria do conselheiro Fernando Vita, com pedido de substituição. Com isso, o presidente do Legislativo, Adolfo Menezes (PSD), atendeu o governo, que ainda tenta unificar a base sobre o tema. Por outro lado, desagradou o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos), que queria justamente aproveitar a base governista desorganizada.
Breve simpatia
Durante o breve tempo em que foi pré-candidato a prefeito de Salvador pelo PT, o deputado estadual Robinson Almeida virou alvo de críticas constantes de vários colegas na Assembleia, onde o consideram antipático e arrogante. Um deles chegou a contar à Radar do Poder que não via a hora de Geraldo Júnior ser logo escolhido em seu lugar para que não fosse obrigado a responder aos repentinos “bons dias” com que Robinson passou a cumprimentá-lo no período.
Eterno insatisfeito
Aliás, após a confraternização organizada por Jerônimo no Palácio de Ondina, um aliado do governador foi questionado pela coluna se Robinson demonstrou insatisfação durante o evento com a escolha por Geraldo Jr. “Rapaz, eu não sei como dizer a você porque o deputado Robinson anda sempre com a cara de insatisfeito, está sempre enfezado”.
Fakers
Por sinal, Robinson e sua pequena rede de amigos e aliados ficaram com a cara mexendo diante das acusações de “fake News” que fizeram ao Política Livre simplesmente porque o site foi o primeiro a antecipar, em outubro, que Geraldo Jr. seria o candidato do grupo governista à Prefeitura, como se confirmou. Uma prova de que extremistas não toleram a boa e verdadeira informação difundida pelo jornalismo profissional, não importam se estão à esquerda ou à direita.
Pra ontem
Quem se apressou em declarar apoio à pré-candidatura de Geraldo Jr. foi o líder do PP na Assembleia, deputado Niltinho. Nas redes sociais, deixou claro que, embora o partido apoie a reeleição do prefeito Bruno Reis (União), vai se manter fiel ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Mesmo não tendo sido chamado para as últimas duas reuniões do conselho político, embora seja o pepista mais bem votado na capital.
Olhos abertos
E por falar no PP, o presidente da sigla no Estado, deputado federal Mário Negromonte Júnior, já identificou que a Bahia é o epicentro do movimento de lideranças do União Brasil em torno da ideia de criação de uma federação entre as duas siglas e o Republicanos. Caso isso ocorra, o que é considerado improvável, o grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União) assumiria o controle do ninho pepista e afastaria de vez o PP de Jerônimo.
Afinados
Os vereadores Luiz Carlos Suíca (PT) e Hélio Ferreira (PCdoB) foram os únicos da oposição a marcar presença na confraternização organizada pelo prefeito Bruno Reis (União) na última quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Salvador, que contou ainda com a presença do antecessor ACM Neto. Os dois demonstraram mais uma vez toda a afinidade com o Palácio Thomé de Souza. Vale lembrar que Bruno convidou os 43 membros da Câmara Municipal.
Afago em Caetano
Mesmo aliado de Bruno Reis, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Muniz (PSDB), não perde a oportunidade de fazer um afago no governo do Estado. Antes do recesso, ele aprovou, de última hora, dois projetos garantindo a entrega da Medalha Thomé de Souza, maior honraria do Legislativo, ao secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), pré-candidato a prefeito de Camaçari, e à deputada federal Ivoneide Caetano (PT) – os homenageados são casados.
Quem dá mais
Depois de receber R$ 600 mil do fundo eleitoral do PDT, partido pelo qual disputou a eleição de deputado federal em 2022, o vice-prefeito de Cruz das Almas, André Eloy, decidiu trocar a sigla pelo PSD no mesmo dia em que recebeu a promessa do senador Otto Alencar de R$1 milhão em emenda para a Santa Casa do município. A “coincidência” pegou mal e adversários de Eloy, que sonha em ser prefeito, questionaram de forma maldosa sobre qual seria o próximo lance.
Pitacos
* Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes reclamou com Jerônimo Rodrigues, na confraternização de quinta (11), sobre a falta de espaço dos “verdes- raízes” no governo. O governador prometeu “resolver as pendências”.
* Teve político presente na confraternização de Jerônimo reclamando que não se sentiu muito à vontade por conta da presença de autoridades mais “sisudas”, a exemplo dos chefes do Ministério Público e dos tribunais de Justiça e de Contas.
* O deputado estadual Raimundinho da JR (PL) ficou irritado ao ser barrado na entrada do Palácio de Ondina, na quinta (11), durante a confraternização. Ele teve que esperar a entrada do vice-governador Geraldo Júnior e das dezenas de seguranças que acompanham o emedebista para ter acesso.
* Quem posou de “papagaio de pirata” no anúncio da pré-candidatura de Geraldo Júnior foi o presidente da Agersa, Úldurico Júnior, nome do MDB para disputar a Prefeitura de Teixeira de Freitas. Será que a idéia era insinuar que também já foi escolhido por Jerônimo?
* Um dos principais críticos da candidatura de Geraldo Jr. a prefeito de Salvador, o líder do PT na Câmara Municipal, Tiago Ferreira (PT), teme agora ser retaliado por ele por causa de todas as vezes em que chamou o emedebista de “direitista”.
* Ao menos um deputado da bancada do PSD na Assembleia, que formalizou apoio à candidatura de Paulo Range (PT) ao TCM, já prometeu voto no colega Fabrício Falcão (PCdoB) na disputa. O voto é secreto, vale lembrar.
* A direção do PT baiano rejeitou o pedido de filiação ao partido de Ângelo Santana, pré-candidato a prefeito de São Sebastião do Passé e que concorreu a deputado estadual em 2022 pelo União Brasil ao lado de ACM Neto.
* A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), reduziu em 13,75% o orçamento da educação para 2024. Virou alvo da artilharia pesada da oposição às vésperas do período eleitoral.
* Prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Ribeiro (PDT) busca o apoio do PT para eleger o sucessor no pleito de 2024. Esta semana, recebeu a visita do presidente estadual petista, Éden Valadares.
* Depois que ele foi expulso pela direção do partido em Conceição do Coité, o PT estadual decidiu refiliar o vereador Betão, que vai ser o vice da pré-candidata Val (PSD) à Prefeitura. No município, os petistas pretendem lançar o ex-prefeito Assis.
Radar do Poder, a coluna de bastidores do Política Livre