Foto: Divulgação
Plenário da Câmara Municipal de Utinga 23 de janeiro de 2024 | 18:16

Vereador tem mandato cassado pela Câmara Municipal de Utinga

interior

Com seis votos pela cassação, dois contrários e três ausências, o vereador Rosário Guimarães, popularmente conhecido como Maradona, teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar na manhã desta terça-feira (23), na Câmara de Utinga. Maradona, que também é agente de saúde, é acusado de invadir o quintal de Marta dos Santos e cometer atos libidinosos contra a munícipe no dia 12 de outubro de 2021.

Em uma Câmara composta por 11 homens e todos os suplentes do sexo masculino, a pressão feminina se impôs e prevaleceu durante a votação. No plenário lotado de mulheres, os parlamentares seguiram o entendimento da Delegacia de Polícia (Depol) e do Ministério Público (MP), que também apresentaram denúncias junto ao Judiciário e ainda solicitaram medidas protetivas contra o agora ex-vereador.

No local, diversos familiares da vítima acompanharam o julgamento, que transcorreu sem maiores transtornos. A comemoração foi intensa entre o grupo ao ser anunciado o resultado da votação, confirmando a cassação do vereador Maradona.

Maradona negou ter cometido o crime contra a moradora de Utinga, mas não conseguiu explicar por que estava no quintal de Marta em um feriado, considerando que os agentes comunitários trabalham apenas em dias úteis.

Nesta madrugada, ele tentou obter uma liminar, porém, teve seu pedido negado em duas instâncias pelo Poder Judiciário. Com a decisão de cassação de seu mandato como vereador em Utinga, Maradona agora enfrenta uma inelegibilidade de oito anos, ficando impedido de concorrer a qualquer cargo público nesse período.

Comentários