14 julho 2025
A Secretária de Saúde da Bahia (Sesab), em nota enviada à imprensa, descartou que o Hospital Manoel Victorino (HMV), no bairro da Saúde, em Salvador, “passará pela transformação para abrigar atendimentos de hematologia e clínica médica”.
De acordo com a Sesab, a unidade de saúde estadual passará por uma mudança de perfil assistencial após a inauguração do Hospital Ortopédico do Estado (HOE), prevista para março. No entanto, o HMV estará focado em cuidados prolongados para pacientes de cirurgia vascular e clínica médica, com atendimento por demanda referenciada pela Central Estadual de Regulação.
Após a abertura do HOE, os pacientes do Manoel Victorino serão deslocados para a nova unidade hospitalar. Em seguida, o HMV passará por adequação para que possa oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados para a reabilitação e cuidados de longa permanência de pacientes em fase pós-aguda, com quadro clínico estável, mas que ainda não atendam aos requisitos para alta hospitalar e/ou internação domiciliar.
A unidade contará com terapia ativa, hidroterapia e treinamento para autocuidado e/ou treinamento de cuidadores, com foco na prevenção de sequelas, reabilitação, retomada da autonomia e independência dos pacientes e sua recuperação.