8 novembro 2024
Em uma articulação que contou com o apoio do deputado federal Cláudio Cajado (PP), a quem é ligado politicamente, o vereador Átila do Congo, único representante do extinto Patriota e atual PRD na Câmara Municipal de Salvador, vai assumir o comando do Partido da Mulher Brasileira (PMB) na capital. O próprio edil confirmou a informação a este Política Livre.
Segundo Átila, que é da base do prefeito Bruno Reis (União), ele será o único representante da sigla a disputar as eleições proporcionais de 2024 com mandato. “Estamos montando um partido atrativo e bom para quem não tem mandato, para o pessoal que não tem chance alguma de vencer pelo União Brasil, que é muito pesado. Podemos fazer duas ou três cadeiras. Estamos montando uma chapa forte e vamos eleger também suplentes”, disse o vereador.
Como mostrou mais cedo este Política Livre, o PRD, que “nasceu” em 2023 fruto da fusão entre o Patriota e o PTB, está sob nova direção na Bahia, após uma disputa entre Bruno Reis e o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Na eleição de 2020, Átila ficou na primeira suplência pelo Patriota – ele assumiu a cadeira na Câmara após o falecimento do colega Daniel Rios. O partido conquistou mais duas cadeiras no Legislativo municipal: a de Roberta Caíres e a de Sandro Bahiense, que ingressaram no PP em 2022 após articulação de Bruno Reis.
No pleito de 2022, a sigla, que quase recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiou a candidatura do ex-ministro João Roma (PL) a governador, no primeiro turno, e a de Jerônimo, no segundo turno. Na ocasião, elegeu um representante na Assembleia Legislativa: o deputado Binho Galinha, acusado de envolvimento com a milícia.
Já o PMB é presidido na Bahia por Vanderlei Santos. Segundo Átila, “a tendência é que a legenda apoie a reeleição de Bruno Reis”. “Até então estamos com o prefeito, aguardando o cumprimento de acordos, de algumas negociações, porque também queremos contribuir com a cidade. Precisamos acomodar suplentes, assim como outros partidos”, frisou.
Bruno Reis ainda aguarda a oficialização dos apoios do PL e do PP, que deve acontecer até março. Ele já tem ao lado o União Brasil, PSDB/Cidadania (federação), Republicanos, PDT, PRD e DC. O prefeito tem dito a aliados que quer fechar um bloco de sustentação para a campanha com no máximo oito legendas.
Vale lembrar que o PRD também tem como vereador Doutor José Antonio, remanescente do antigo PTB.
Política Livre