Foto: Política Livre/Arquivo
O vice-governador Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato a prefeito de Salvador, com líderes de partidos aliados 27 de março de 2024 | 20:30

Após “ataque” do Thomé de Souza sobre Solidariedade, Geraldo Jr. reúne aliados para tentar conter sangria

exclusivas

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato do grupo liderado pelo chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), à Prefeitura de Salvador, promoveu nesta quarta-feira (27) uma reunião com partidos aliados para tentar conter a “sangria” das chapas de candidatos a vereador após ofensiva do Palácio Thomé de Souza.

Segundo apurou este Politica Livre, Geraldo Júnior ficou preocupado com o esvaziamento da chapa de candidatos a vereador do Solidariedade na capital e teme que o mesmo possa acontecer com o Podemos e outras siglas da base. Na semana que vem, no dia 6, fecha-se o prazo das filiações partidárias, e as movimentações serão intensas até lá, com cada legenda tentando construir uma lista competitiva de 44 nomes para a disputa por cadeiras na Câmara Municipal.

A estratégia de atrair postulantes sem mandato ao Legislativo que estão em legendas que escolheram apoiar o emedebista, sobretudo aquelas que mudaram de lado no início do governo Jerônimo – Solidariedade e do Podemos -, foi definida pelo prefeito Bruno Reis (União) e tem sido levada adiante por dirigentes de partidos aliados do Executivo municipal.

Na reunião, o vice-governador foi informado que até agora a única baixa no Solidariedade é a do ex-vereador Adriano Meirelles, justamente aquele que montava a chapa proporcional – ele negocia a filiação ao PSDB. Mas outros nomes podem sair, a exemplo do ex-vereador Odiosvaldo Vigas e do ex-deputado estadual Capitão Tadeu, também pré-candidatos pela sigla, levados por Meirelles.

Geraldo Júnior assumiu o compromisso de ajudar os pré-candidatos que permanecerem ao lado dele. Ele prometeu que fará a intermediação, dentro do que permite a legislação eleitoral, entre os vereadores, lideranças e o governo do Estado para que benefícios solicitados cheguem às comunidades de Salvador, como faz a Prefeitura, por meio de obras e intervenções pontuais.

“Essa queixa não é só dos vereadores do PT, mas de todos os partidos. E a promessa de que algo será feito não é nova. Mas Geraldinho acalmou a turma e prometeu chegar junto nos próximos dias e definir linhas de ação para contemplar os vereadores e lideranças nos bairros, dentro do que for possível. Ele prometeu também ajudar na montagem das chapas proporcionais”, disse ao Política Livre um dos dirigentes presentes na reunião.

Estiveram no encontro com Geraldo Júnior o presidente estadual do Solidariedade, Luciano Araújo; o vice-presidente do PSB baiano, Rodrigo Hita; os presidentes municipais do PT, Cema Mosil; do PCdoB, Jurandir Santana; do Podemos, João Cláudio Bacelar; do PV, Luiz Araújo; além do secretário-Geral do Avante no Estado, Pablo Barrozo, e outras lideranças.

Política Livre
Comentários