Foto: Divulgação
21 de março de 2024 | 09:37

CBMBA assina acordo de cooperação técnica com o Sebrae

bahia

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), através do Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI), assinou com o Sebrae, nessa quarta-feira (20), a adesão ao sistema da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A iniciativa tem como meta simplificar e integrar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas na Bahia. A Redesim opera através de um sistema informatizado que integra, além do CBMBA, outros diversos órgãos e instituições responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas, como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura. Com a integração, o processo de registro e legalização de empresas torna-se mais rápido, simples e transparente.

“Permite que o empreendedor realize todos os procedimentos em um único lugar, sem a necessidade de lidar com diferentes órgãos e formulários. Vamos facilitar o ambiente de negócios, reduzindo a burocracia e os custos para os empresários baianos. Com isso vamos conseguir estimular a chegada de novas empresas de forma regularizada, estimulando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. A integração é importante pois teremos também uma troca de informações entre os outros órgãos, através de um banco de dados”, explicou o coronel BM Lanusse Andrade.

Para a gerente da unidade de ambiente de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às e Pequenas Empresas (Sebrae), Cecília Miranda, a Redesim vai facilitar ainda a criação de novos empreendimentos e consequentemente, mais emprego e renda para a capital e interior. “Melhora o empreendedorismo reduzindo tempo para abrir uma empresa legalizada e segura através de um processo simplificado e de forma unificada. Ninguém quer ter um estabelecimento irregular e estamos levando mais comodidade para que as pessoas consigam isso de forma prática com informações mais céleres”.

“Estamos fomentando a economia e automatizando o processo de abertura dessas empresas. Tudo de forma integrada com os outros órgãos. Além disso, estamos levando para os usuários mais segurança e comodidade e com isso, não se perde tanto tempo com a burocracia. E vamos transformar a vida também do pequeno empresário e dos órgãos de controle com mais facilidade em todo o processo”, explicou o representante da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Tiago Sebastião Luís.

A Redesim proporciona uma maior transparência e rastreabilidade nos processos de licenciamento. Todas as informações são armazenadas de forma centralizada, com acesso a todos os órgãos e o usuário também pode acompanhar de forma prática. É possível acompanhar o status de cada solicitação e identificar eventuais irregularidades, o que permite aos órgãos, incluindo o CBMBA, uma forma mais proativa nas orientações preventivas e fiscalização, evitando incidentes como incêndio e pânico. A solenidade de assinatura de acordo de cooperação técnica entre o CBMBA e o Sebrae aconteceu na capital baiana. O comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini, subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel Oliveira e outras autoridades civis e militares também estiveram presentes no evento.

Política Livre
Comentários