Foto: Divulgação
A medalha do mérito Três Marias – Heroínas do Brasil foi criada pelo Governo do Estado da Bahia, através do Decreto 21.976/2023 11 de março de 2024 | 16:00

Desembargadoras do TJ-BA recebem Medalha do Mérito Três Marias

Na última sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as desembargadoras Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e Ivone Bessa Ramos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), receberam a medalha do mérito Três Marias, entregue pela Polícia Militar (PMBA), na sede da corporação, no bairro do Bonfim, em Salvador. Ao todo, 191 mulheres receberam a homenagem, entre civis e militares.

A medalha do mérito Três Marias – Heroínas do Brasil foi criada pelo Governo do Estado da Bahia, através do Decreto 21.976/2023, para condecorar mulheres que realizaram ações e prestaram serviços em favor do empoderamento do gênero feminino e a sua proteção. O nome Três Marias simboliza as figuras históricas de Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, reconhecidas como heroínas da pátria e que foram importantes no processo de independência do Brasil na Bahia.

A desembargadora Ivone Bessa recebeu pela terceira vez uma homenagem da PMBA. “Estar aqui com minha amiga e colega, a desembargadora Lisbete, e poder celebrar o feminino, além de saudar nossa presidente do TJBA, tão competente e dedicada no exercício de suas funções, é uma honra”, ressaltou a magistrada.

A desembargadora Lisbete Teixeira destaca que a homenagem a marcou muito “porque é uma medalha com valor especial de mulheres guerreiras para a Bahia e o Brasil. Nós, as Marias que representam o Tribunal, hoje tendo uma à frente do Judiciário, vibramos a força da mulher cada dia mais”, exalta.

Além das desembargadoras, a major Carina Fernanda, ajudante de Ordem da Presidência do TJ-BA, e a subtenente Cássia Barreto, parte da guarda do TJ-BA, também foram homenageadas. Junto à premiação, houve o lançamento do livro “30 Anos da Mulher na PMBA”, um registro histórico da participação feminina na Instituição.

Comentários