Foto: Divulgação
O deputado Gabriel Nunes e o presidente do PSD, Gilberto Kassab 23 de julho de 2024 | 10:56

Com colaboração decisiva da Bahia, Kassab espera que PSD se mantenha no topo do número de prefeitos no país

exclusivas

Após o período das filiações partidárias para quem vai disputar as eleições de outubro, que se encerrou em abril deste ano, o PSD se tornou o partido com o maior número de prefeitos no Brasil. Presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, que também é secretário de Governo do Estado de São Paulo, na gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), espera contar com a colaboração da legenda na Bahia para que a marca seja mantida após as eleições de outubro.

Kassab se encontrou, na semana passada, em Brasília, com representantes do PSD baiano para avaliar o cenário eleitoral no Estado, além de tratar da sucessão na Câmara. Em 2020, o partido elegeu 657 prefeitos no Brasil, mas o número saltou, em abril, para 1.040. Na Bahia, a sigla elegeu 108 gestores em 2020, mas alcançou 125 durante o prazo de filiações.

Nacionalmente, foi a primeira vez, desde 1980, que um partido superou o MDB no número de prefeitos no país. Hoje, os emedebistas possuem 916 gestores – na Bahia, onde a sigla comandada pelos irmãos Vieira Lima busca voltar a crescer após retomar a aliança com o PT em 2022, o número chegou a apenas 25.

“Kassab está confiante no trabalho do presidente do partido na Bahia, senador Otto Alencar, e acredita que podemos crescer mais. Proporcionalmente, ocupamos a liderança no número de prefeitos pelo partido entre todos os estados”, disse ao Política Livre o deputado federal Gabriel Nunes (PSD), que se encontrou com Kassab.

Apesar disso, Otto afirmou ao site que não trabalha para manter o PSD no topo do ranking dos prefeitos na Bahia. “O meu objetivo é ajudar todo o nosso grupo na Bahia a crescer, a se manter unido. Temos feito alianças para apoiar candidatos do PT, por exemplo. Onde pudermos ajudar o PT, vamos ajudar, e vice-versa. Divergências em alguns locais existem, e faz parte da disputa, mas buscamos trabalhar sempre pela convergência”, declarou.

Além do PT, que trabalha para aumentar o número de prefeitos na Bahia, o Avante, que foi o partido que mais cresceu na Bahia após o prazo de filiações – saltou de quatro eleitos em 2020 para 67 -, também espera sair ainda mais fortalecido das urnas. Mas a avaliação na base do governo é que o PSD deve se manter no topo, embora não com uma diferença tão grande em relação aos demais.

Na Bahia, a principal cidade onde o PSD tem candidato a prefeito é Itabuna, onde busca uma reeleição inédita do prefeito Augusto Castro.

Política Livre
Comentários