Foto: Divulgação
A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT) 10 de julho de 2024 | 19:30

Morro do Chapéu alcança 1º lugar em gestão municipal na Bahia e fica em 6º no país, aponta IGM-CFA

interior

Morro do Chapéu conquistou o primeiro lugar, entre as 417 cidades da Bahia, no Índice Governança Municipal (IGM), realizado desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O município ainda ficou na sexta posição nacional no grupo 3 do ranking, formado por cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes.

O IGM/CFA chega aos mais de 5.500 municípios brasileiros e analisa três dimensões: finanças, gestão e desempenho. O ranking com as melhores performances é formado por oito grupos com cinco municípios em cada, separados de acordo com o número de habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) da região. Os dados para a realização do índice são extraídos de diversas bases, como o IBGE e DataSus.

No ano passado, Morro do Chapéu já havia conquistado o primeiro lugar no Estado e, na nova atualização do ranking, o município avançou da oitava para a sexta posição no país no grupo 3 do levantamento. Este grupo tem mais de 500 municípios brasileiros. A cidade conquistou índice geral de 7,32. Entre os indicadores, recebeu nota 7,61 em desempenho, 7,42 em finanças e 6,94 em gestão.

A prefeita Juliana Araújo (PDT) comemorou o resultado e atribuiu a conquista ao trabalho de toda a gestão. “Esse resultado reflete a soma de muitos esforços. Desde a construção e reconstrução de mais de 30 escolas municipais, até os investimentos em pavimentação, que levaram a 80% da sede do município calçada. Implementamos novas tecnologias e ferramentas para aprimorar os serviços públicos e promover a inclusão social”, salientou.

Para a prefeita, o trabalho da gestão sempre deve ser focado em melhorar a vida das pessoas. “Quando você coloca as pessoas em primeiro lugar, a gestão se destaca e os resultados aparecem. Essa conquista é uma prova de que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais determinação”, acrescentou.

Comentários