12 janeiro 2025
Logo após Joe Biden anunciar a desistência da sua candidatura à reeleição, o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, pediu que o presidente americano renuncie ao cargo.
“Se Joe Biden não está apto para concorrer à presidência, ele não está apto para servir como presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente”, disse o republicano em uma publicação no X. Para ele, o movimento de Biden foi pressionado pelo partido, que o teria “forçado a sair das urnas”.
“Isso invalida os votos de mais de 14 milhões de americanos que escolheram Joe Biden para ser o candidato democrata à Presidência”, afirmou o deputado. “O autoproclamado ‘partido da democracia’ provou ser exatamente o contrário.”
Mais cedo neste domingo (21), Biden anunciou sua desistência por meio de uma carta publicada nas redes sociais do presidente. Biden disse que vai explicar melhor sua decisão em um pronunciamento à nação. O presidente, em seguida, endossou sua vice, Kamala Harris, para ser a candidata democrata na eleição de novembro.
“Acredito que é o melhor para o meu partido e para o meu país que eu desista e me concentre apenas em completar meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, afirmou o democrata.
Gabriel Justo / Folhapress