30 outubro 2024
O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) recebeu, nesta segunda-feira (29), 17 novos magistrados e magistradas removidos de diversos Regionais do Trabalho do país. Esses juízes participaram do II Procedimento Unificado de Remoção de Magistrados. As remoções foram realizadas antes da nomeação dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado para ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho, conforme a Resolução CSJT 383/2024.
A cerimônia de recepção aconteceu no Tribunal Pleno do TRT-BA e contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão e do presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy, além de outros magistrados, servidores e familiares.
De volta à Bahia
Representando o grupo, a juíza Carolina de Jesus Nunes destacou, em discurso, “que é uma alegria voltar para casa e integrar o TRT-BA”. E finalizou: “Nosso compromisso é de exercer um trabalho árduo, eficiente e de excelência para honrar a história desse Tribunal e dos colegas que aqui atuam e atuaram; Exerceremos a magistratura com dedicação para que a Justiça seja entregue em cada ato nosso, levando a todos que busquem a rápida e célere prestação jurisdicional”.
80 anos
O presidente Jéferson Muricy deu as boas-vindas aos novos magistrados e magistradas do TRT-BA, lembrando que o Regional baiano tem 80 anos de existência e é reconhecido como uma instituição fundamental na estrutura democrática e na promoção da Justiça Social. “Vocês trazem uma experiência rica; ousem, não tenham medo do futuro, de criar; os grandes desafios são vencidos com inovação”, disse. Ele também ressaltou que o Tribunal os recebe com muito acolhimento e afeto.
Raízes
O ministro Cláudio Brandão afirmou que retornar à Bahia é, sobretudo, voltar às suas raízes. “Em uma planta frondosa, a raiz tem a função de manter a árvore presa ao solo, mas quanto mais alta a árvore, mais profunda é a raiz para sustentá-la”. Ele completou: “A Bahia nunca esquece os seus, sejam bem-vindos de volta”.
A diretora da Escola Judicial do TRT-BA, desembargadora Ana Paola Diniz; a corregedora do Tribunal, Ivana Magaldi; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), Maurício Brito, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra-5), juiz Leonardo Landulfo Jorge; a vice-presidente da OAB da Bahia, Christianne Gurgel, e o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Rodrigo Olivieri, também se pronunciaram desejando sucesso aos novos magistrados do TRT-BA.
Veja abaixo a dos magistrados removidos:
Abner Caiubí Viana de Brito
Alice Nogueira e Oliveira Brandão
André Vitor Araújo Chaves
Andréa Galvão Rocha
Carolina de Jesus Nunes
Caroline Ferreira Ferrari
Davi Pereira Magalhães
Herika Michely Carritilha de Aquino
Jayme Polachini Neto
Jessé Cenci
Luana Marques Domitilo Azaro D’Lippi
Luiz Fernando Leite da Silva
Nara Duarte Barroso Chaves
Nayara dos Santos Souza
Priscilla Azevedo Heine de Melo
Tiago Dantas Pinheiro
Valternan Pinheiro Prates Filho