13 dezembro 2024
Conforme antecipado pela coluna Radar do Poder da semana passada (clique aqui para ler), o vereador Augustão (PDT) será o vice da chapa encabeçada pela ex-secretária de Educação da Bahia Adélia Pinheiro (PT) na disputa pela Prefeitura de Ilhéus. A aliança reforça, no plano estadual, a reaproximação da cúpula pedetista com os petistas.
A articulação contou com o envolvimento do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a direção do PDT baiano, que referendou o acordo nesta manhã. O pré-candidato do União Brasil, o empresário Valderico Júnior, também queria Augustão de vice, mas não logrou êxito nas negociações – o pedetista deixou de lado a mágoa com o antigo partido e optou por ficar com o nome apontado como o mais competitivo na disputa local, que seria o de Adélia.
Augustão era do PT, e se filiou ao PDT alegando o desejo de ser candidato a prefeito. O grupo de Valderico acreditava que, por conta desse movimento, o vereador não se aliaria ao antigo partido, uma vez que foi preterido da cabeça de chapa para que Adélia fosse escolhida.
Como mostrou a Radar do Poder, o acordo tira o atual vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), que rompeu com o prefeito Mário Alexandre (PSD), da chapa de Adélia. O socialista, no entanto, deverá ser candidato a deputado federal em 2026 com o respaldo do governador e da própria ex-secretária. A convenção dela acontece nesta sexta (02), a partir das 18h, no clube AABB, a partir das 18h.
Valderico agora vai redobrar os esforços para ter como vice um quadro indicado pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), que, como mostrou o site, ficou insatisfeito com o União Brasil após se retirar da disputa (clique aqui para ler) em favor da unidade da oposição.
O candidato do prefeito é o ex-secretário Bento Lima (PSD).
Política Livre