26 novembro 2024
O PSD da Bahia, comandado pelo senador Otto Alencar, emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira (26) aconselhando o candidato do partido à Prefeitura de Ilhéus, o ex-secretário municipal de Gestão Bento Lima, a retirar o nome da disputa. O comunicado foi emitido após operação da Polícia Federal (PF) na cidade, que apura crimes de corrupção na gestão do prefeito Mário Alexandre (PSD), apoiador de Bento.
“Diante das evidências reveladas até o momento pela investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA considera prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus. Tal orientação está alinhada com os princípios de ética e transparência que o partido defende, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, visando preservar a integridade e os valores do PSD”, diz a nota do partido.
O comunicado informa, ainda, que o PSD está acompanhando atentamente as publicações na imprensa sobre as investigações, lembrando que Bento Lima está entre os acusados. “Em conformidade com o estatuto do PSD e com os valores que fundamentam a atuação partidária, será instaurado um procedimento interno para a apuração dos fatos. O processo garantirá a ampla defesa e o contraditório, ao final do qual será tomada uma decisão sobre a permanência de Bento Lima como filiado e candidato a prefeito”.
A operação da PF e a nota do PSD ocorrem justamente na semana em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) vai anunciar o apoio à candidatura da ex-secretária estadual de Educação Adélia Pinheiro (PT) à Prefeitura de Ilhéus, como revelou a coluna Radar do Poder desta semana.
Jerônimo, que aguardava a desistência de Bento Lima por conta da alta rejeição, oficializa o apoio a Adélia em uma caminhada no bairro Teotônio Vilela, nesta sexta-feira (27).