15 janeiro 2025
O deputado federal Bacelar (PV) se reuniu com representantes do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e do Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Sindauto) para debater os projetos CNH da Gente e CNH na Escola. As propostas, enviadas à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em agosto, buscam beneficiar a população de baixa renda e promover a inclusão da educação para o trânsito no ambiente escolar.
Para Bacelar, os projetos possuem um forte impacto social e econômico. “Estamos falando da oportunidade de formar condutores desde a escola, de oferecer a jovens de baixa renda a chance de obter a CNH, e de impulsionar emprego e renda. Parabenizo o Sindauto pelo diálogo com o Detran e agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues e ao diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, por propor essa iniciativa inovadora para os baianos”, afirmou.
Atualmente em avaliação na Assembleia, o projeto CNH da Gente prevê a concessão da Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda, conforme critérios sociais previstos em lei. Já o CNH na Escola tem como objetivo incluir a parte teórica da formação de condutores no currículo escolar, preparando jovens desde cedo para o trânsito.
Wellington Oliveira, presidente do Sindauto Bahia, destacou a importância do diálogo para que as autoescolas possam se adaptar às novas demandas. “Agradecemos ao deputado Bacelar por promover essa conversa e ao Detran por entender que as autoescolas precisam estar prontas para atender a essa necessidade. Essa parceria traz benefícios para toda a sociedade baiana e fortalece nossa categoria”, afirmou.
Participaram também da reunião, realizada na última sexta-feira (6), o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, o diretor administrativo Bruno Almeida, o vice-presidente do Sindauto, Francisco de Assis, e o empresário do setor, Júlio César.