Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Nessa primeira fase de testes, o coletivo segue o itinerário de forma expressa direto para Estação Pituba 26 de setembro de 2024 | 15:24

BRT Salvador testa primeiro ônibus articulado com capacidade para mais de 150 passageiros

salvador

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros, nesta quinta-feira (26). Com capacidade máxima para conduzir mais de 150 passageiros, o novo ônibus segue em operação na cidade, com o objetivo de verificar suas condições de trafegabilidade e transporte de passageiros.

As primeiras viagens do veículo na linha B1 do BRT Salvador, que faz o trajeto Rodoviária x Pituba, foram realizadas sob o comando de uma motorista mulher, contratada por meio do projeto Mulheres no Volante. A ação envolve a Semob, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra).

Salvador está em fase preparatória para aquisição de financiamento junto ao Banco Mundial, na ordem de US$94 milhões, que possibilitará a compra de quase 100 ônibus elétricos que irão incrementar a frota do transporte coletivo. Para garantir o modelo mais adequado ao sistema de transporte da cidade, a Semob segue em fase de testes com modelos diversos.

Elogios – Quem embarcou na estação Rodoviária do BRT, nesta quinta-feira (26), pode experimentar o ônibus sanfonado articulado da BYD. Impressionada com o tamanho do veículo, a gerente administrativa Juliana Santos, 20 anos, foi uma das primeiras passageiras a estrear o novo modal.

“Não consigo nem comparar com o outro veículo, é bonito, imponente. Gostei muito, rápido, confortável, espaçoso, dá para acomodar mais gente. Vou chegar ao Itaigara em menos de dez minutos. Então, está ótimo. Está entregando tudo que promete mesmo”, declarou a jovem que se dirigia a uma consulta médica, antes de iniciar o trabalho.

Usuária assídua do BRT, a vendedora Vanessa da Mata, 29 anos, também ficou bastante entusiasmada quando chegou à estação e encontrou o coletivo articulado. “Maravilhoso, amei. Uma proposta ótima porque a demanda é muito alta e esse ônibus maiores vão caber mais gente. Além disso, vai chegar mais rápido ainda, vai ser ótimo. Nota dez”, pontuou.

A novidade também encantou a motorista Carla Patrícia Maltez, 41 anos, que estreou no comando do ônibus articulado elétrico, nesta quinta-feira (26). “Que carrão! Estou maravilhada! Se eu estou me sentindo assim, imaginem os passageiros. Vai ser top”, disse a condutora, enquanto se acomodava na direção.

Mãe de três filhos, Carla contou que dirigir um veículo elétrico de 23 metros tem sido motivo de muito orgulho para família. “Vejam minha trajetória: entrei na empresa como cobradora, passei pela escolinha, fui manobrista, motorista de micro, motorista de convencional e hoje estou aqui neste ‘sanfona’ do BRT. Comecei no pequenininho e hoje estou aqui no grandão”, disse emocionada.

Avaliação – Nessa primeira fase de testes, o coletivo segue o itinerário de forma expressa direto para Estação Pituba. Além da viabilidade técnica, o período de avaliação inclui a importante opinião dos passageiros. Folders com uma pesquisa de satisfação em QR Code estão espalhados nas estações do BRT para que os usuários registrem suas impressões.

“Trazer esse tipo de veículo para Salvador faz com que a gente conheça as especificidades do equipamento e nos ajuda a verificar seu desempenho. Estamos trabalhando para que em breve nossa cidade receba cada vez mais ônibus modernos e de alta capacidade de transporte”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Comentários