15 janeiro 2025
O desembargador Antonio Adonias, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), lançou uma atualização do livro Da Jurisdição (Ed. Juspodivm, 2024) durante o II Congresso Regional da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), realizado em Juazeiro, nesta quinta-feira (12). A obra original é um clássico da bibliografia jurídica escrito pelo Jurista e Professor José Joaquim Calmon de Passos.
“É uma atualização do livro do Professor Calmon de Passos. A edição originária foi publicada em 1957 e a editora me pediu para atualizar para 2024. Aborda o exercício da atividade jurisdicional, então, envolve conceitos, requisitos da atividade jurisdicional e traz para a atualidade, porque a atividade jurisdicional, atualmente, é muito diferente do que era em 1957. Hoje, nós temos, por exemplo, os precedentes vinculantes, o que não existia quando a obra foi publicada originalmente”, explica o desembargador.
J.J. Calmon de Passos foi um jurista, professor, advogado e promotor soteropolitano, referência em Direito Processual Civil no país. Professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele presidiu a seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e foi procurador-geral de Justiça da Bahia, cargo máximo do Ministério Público do Estado. Logo após sua morte em 2008, o MP-BA instituiu o Prêmio J.J. Calmon de Passos, que reconhece pessoas ou organizações pela prestação de relevantes serviços em defesa dos Direitos Humanos. Calmon de Passos, também, foi membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.
O desembargador Antonio Adonias é doutor e Mestre pela UFBA, além de ser professor de Teoria Geral do Processo e de Direito Processual Civil na mesma universidade e de lecionar na pós-graduação lato sensu em outras instituições no país. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal (IIDP), da Associação Brasiliense de Direito Processual (ABPC) e da Associação Norte e Nordeste de Professores de Direito Processual (ANNEP).
No II Encontro Regional da AMAB, o magistrado proferiu a palestra de encerramento, a respeito dos “Desafios no exercício da Jurisdição na atualidade”. O tema central do evento foi “Atualidades, Inovações Sustentáveis e Poder Judiciário”.