15 janeiro 2025
O candidato à Prefeitura de Salvador Kleber Rosa (PSOL), acompanhado da candidata a vice-prefeita Dona Mira Alves (PSOL), assumiu compromissos com lideranças do movimento negro soteropolitano, durante evento na “Bancada do Feijão”, na terça-feira (3), no Pelourinho. Na ocasião, os ativistas declararam apoio ao prefeiturável, que assegurou, caso seja eleito, que vai adotar a questão racial como pauta transversal de todas as políticas públicas.
A reunião discutiu também sobre a “afroconveniência eleitoral” e aconteceu no restaurante de Alaíde do Feijão, referência da militância do movimento negro e dos direitos das mulheres. A atividade debateu a campanha “Afroconveniente, aqui não!” e abordou ‘posturas oportunistas” de candidatos que, durante a corrida eleitoral, se autodeclararam negros “com o objetivo de receber repasses financeiros destinados à cota racial dos partidos políticos, além de utilizarem do benefício indevidamente, aumentando ainda mais a invisibilização da população negra brasileira no exercício político”, declarou Kleber Rosa
“A Bancada do Feijão é um espaço político e cultural onde se encontram grandes cabeças pensantes da luta negra baiana, soteropolitana e brasileira. Portanto, daqui partem articulações que mudam a lógica do espaço político de Salvador e da Bahia. Para mim, estar aqui é assumir a responsabilidade de levar os nossos princípios e de assumir compromissos com o nosso povo negro como elemento central de nossa atuação política. Partir da Bancada do Feijão é saber que estou representando o legado de luta que se acumula, que persiste e que um dia vai raiar a liberdade para o nosso povo”, salientou o prefeiturável.